Informar

Aprenda a fazer repelente e conservante natural

Por: Redação |

Alho, cravo, hortelã, louro… essas plantas, tão comuns na cozinha ou no jardim de casa, funcionam também como repelente de insetos. O alho branco, por exemplo, pode ser usado para combater brocas e pulgões. E a hortelã ajuda a afastar ratos dos canteiros.

Essas e outras informações sobre 16 plantas e produtos fazem parte da cartilha “Receitas de plantas com propriedades inseticidas no controle de pragas”, publicada pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, no Tocantins.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Cartilha apresenta plantas que funcionam como repelente de insetos e conservante de alimentos
Cartilha apresenta plantas que funcionam como repelente de insetos e conservante de alimentos

O guia une sabedoria popular e ciência para ensinar como afastar insetos e animais indesejados e como conservar alimentos sem o uso de agrotóxicos e conservantes químicos.

Ele explica qual é o princípio ativo da planta (embora nem sempre a ligação com o poder de repelir pragas fique clara) e apresenta receitas e curiosidades.

Crédito: PicasaAlho: contra brocas, cochonilhas e pulgões

O alho, por exemplo, possui alina, um aminoácido que se transforma em alicina, princípio ativo antisséptico. Batido no liquidificador e misturado com água, ele pode ser pulverizado sobre plantas, para combater brocas, cochonilhas e pulgões.

Crédito: PicasaA hortelã repele até ratos do canteiro

E, para afastar ratos, formigas e insetos, a dica dada pela cartilha é plantar hortelã nas bordas dos canteiros. Além disso, as folhas podem ser fervidas, coadas e pulverizadas sobre as plantas, pois a solução age como um repelente natural.

A cartilha vem até com dicas para usar cachaça: colocar feijões sobre um pano, umedecê-los com a aguardente, misturar bem e ensacar ajuda a conservar melhor os grãos. A proporção dada na receita do guia é de meio litro da bebida para 60 quilos do grão.

Outro item mencionado na cartilha que funciona bem como conservante é a folha de louro. Neste caso, a receita é colocar, em uma garrafa PET, uma folha de louro a cada quatro dedos de farinha, para deixá-la sempre seca.

Crédito: PicasaEntre muitas utilidades, o cravo-da-índia é bom para proteger feijão e milho de canjica Oliver Wilde/Shutterstock

Para se guardar junto com grãos tem também o cravo-da-índia e o eucalipto. O cravo-de-defunto, por sua vez, é indicado para repelir insetos em tomateiros, para combater ácaros e algumas espécies de lagartas.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.