Biblioteca pop-up é feita de módulos pré-fabricados

Em Liubliana, capital da Eslovênia, uma estrutura que dispensa fundação permanente se transformou em um aconchegante espaço de leitura

Por: Redação

Guardar os livros um sobre o outro, sem organização alguma, não é nada sustentável. No entanto, um escritório de arquitetura da Eslovênia criou uma alternativa ambientalmente bem amigável de montar um espaço de leitura e de armazenamento dos volumes:  ergueu uma biblioteca pop-up feita da sobreposição de módulos pré-fabricados.

A criação é dos profissionais do Ofis Arhitekti, que desenvolveram retângulos de madeira revestidos de painéis de madeira compensada, os quais foram batizados de Living Units (unidades de estar). Eles foram mostrados pela primeira vez na Semana de Design de Milão do ano passado.

Cada uma dessas unidades, com medidas de 4,5 m x 2,5 m x 2,7 m, possui espaço suficiente para acomodar duas pessoas, incluindo cama de casal, guarda-roupa e mesa para os ocupantes – uma verdadeira quitinete.

A biblioteca pop-up feita de módulos de casa pré-fabricada é um convite à leitura sustentável
Crédito: Reprodução/Janez MartincicA biblioteca pop-up feita de módulos de casa pré-fabricada é um convite à leitura sustentável

Na estrutura instalada na capital do país, Liubliana, os módulos empilhados – eles também podem ser dispostos horizontalmente, dependendo do projeto – são ligados entre si por escadas em um eixo central. Nos ambientes, as grandes janelas ajudam a configurar aconchegantes cantos para leitura.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Um cantinho aconchegante para leitura
Crédito: Reprodução/Janez MartincicUm cantinho aconchegante para leitura

O impacto ambiental da biblioteca pop-up feita de módulos pré-fabricados é minimizado pela flexibilidade do conjunto, que dispensa uma fundação permanente: ele é preso no solo por âncoras de aço e cubos de concreto móveis.

A estrutura dos módulos de casa pré-fabricada dispensa fundação permanente
Crédito: Reprodução/Janez MartincicA estrutura dos módulos pré-fabricados dispensa fundação permanente

Leia também: Designer adota estilo de vida lixo zero e ensina método em livro

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.