Informar

Bike adaptada funciona como lavanderia coletiva

O movimento da própria roda faz girar o tambor acoplado em sua parte traseira

Por: QSocial

Foi em uma visita ao pequeno país africano do Burundi que o empreendedor Rich Hewitt percebeu que os habitantes locais lavavam as roupas à mão, método que pode ocasionar desperdício de água e dá muito mais trabalho que realizar a tarefa usando uma máquina. Para facilitar a vida das pessoas de comunidades em desenvolvimento, ele resolveu, então, inventar uma bike que é, na verdade, uma lavanderia coletiva.

É exatamente essa a função da SpinCycle: providenciar a higienização de peças de vestuário usando a energia mecânica das pedaladas do ciclista.

O movimento da própria roda do veículo, na verdade um triciclo, é o que faz girar o tambor acoplado em sua parte traseira. Dentro dele, um tipo de remo ajuda na lavagem das roupas. O aparato inclui um ralador de sabão, uma vez que esse produto em geral é disponibilizado em blocos em muitas comunidades africanas.

A ideia de Hewitt, que empreendeu o projeto como trabalho de conclusão do curso de design de produtos na Universidade de Sheffield Hallam, no Reino Unido, é disponibilizar a bike lavadora para ser usada coletivamente nas comunidades com limitação de recursos.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A bike funciona como uma lavanderia coletiva em comunidades com recursos limitados
A bike funciona como uma lavanderia coletiva em comunidades com recursos limitados

O próprio tambor em que se opera a lavagem serve para transportar os produtos necessários para a tarefa, como o próprio detergente. É assim que a bike, ao ser pedalada de casa em casa, se transforma em uma lavanderia coletiva.

Na hora de lavar as roupas, a bicicleta móvel se transmuta em ergométrica com a utilização de um suporte. Cada leva de peças fica por dez minutos na máquina, que também é usada para enxaguá-las.

Leia também: Estudantes criam bicicleta ergométrica que lava roupas

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.