Floriculturas plantam iniciativas verdes para diferenciar negócio

Informar

Bike-horta comunitária incentiva o cultivo sustentável

Por: Redação

Existem muitas iniciativas sustentáveis que visam à melhoria da qualidade de vida nas metrópoles. Entre elas, as hortas urbanas, que aumentam a quantidade de áreas verdes nas cidades, e o uso de meios de transporte que reduzem a emissão de poluentes, caso das bicicletas. Uma empresa de arquitetura industrial de Pequim, na China, conseguiu ir além nesses propósitos ao unir duas ações ecológicas em um projeto só – a Bike Share Farm, ou bicicleta fazenda compartilhada, uma espécie de bike-horta comunitária para espalhar o cultivo de vegetais por regiões com limitação de espaço.

A ideia foi desenvolvida pelo escritório People’s Industrial Design Office (PIDO) durante uma maratona de projetos de inovação realizada em Seul, na Coreia do Sul. O evento durou 72 horas.

Essa fazenda hidropônica – tipo de cultivo feito sem a presença do solo – móvel é composta de uma estrutura triangular de aço apoiada sobre duas bicicletas. Nela, tubos carregam a água para alimentar as plantas que ocupam vasos acomodados ao longo de sua extensão.

A bike-horta comunitária deve ser conduzida por dois ciclistas
A bike-horta comunitária deve ser conduzida por dois ciclistas

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A energia necessária para o funcionamento desse sistema de irrigação é limpa: provêm de painéis solares acoplados à estrutura.

A mobilidade da horta se propõe a facilitar o envolvimento dos integrantes das comunidades em seu cultivo. Como ela pode ser transportada sem grande esforço, uma vez que a armação é leve, sua manutenção pode ser compartilhada entre os moradores de uma região.

A leveza da estrutura facilita seu deslocamento
A leveza da estrutura facilita seu deslocamento

Além de ser um meio alternativo de produção de alimentos, a bike-horta também pode se tornar uma maneira de as pessoas cuidarem da saúde – não apenas comendo melhor mas também conduzindo a plantação, literalmente.Leia também: Dispositivo converte bike comum em elétrica

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.