Carro 100% movido a energia solar será lançado em 2019

Por: Redação | Comunicar erro

Como será andar em um carro 100% movido a energia solar? E, principalmente, poder rodar com ele por muito, muito tempo, sem se preocupar em encontrar um ponto de recarga, porque, havendo sol, ele se carregará continuamente.

Esta é uma das principais vantagens do Lightyear One, que deve começar a circular em 2019 na Europa.

Segundo a startup holandesa Lightyear, que criou o modelo, em regiões com boa luminosidades, como o sul da Europa, o carro pode rodar por meses antes de precisar de uma recarga. E sem depender de combustíveis fósseis ou da energia elétrica gerada por eles.

O carro recarrega baterias sozinho, com o sol
O carro recarrega baterias sozinho, com o sol

E se não houver sol? Em dias nublados ou à noite, o carro pode percorrer de 400 a 800 quilômetros quando totalmente carregado. E ele pode ser carregado em uma tomada comum, também, se necessário.

Esse “teto solar” é de células fotovoltaicas
Esse “teto solar” é de células fotovoltaicas

Até hoje, a energia solar vinha sendo vista como uma fonte complementar para carros elétricos, por causa da intermitência (nem sempre há sol) e porque não geravam muita potência para o motor.A diferença desses modelos anteriores para o Lightyear One é que ele pode funcionar apenas com energia solar, tem um bom desempenho e pode ser dirigido mesmo à noite, garantem seus criadores.

O carro é do tipo sedã, tem tração nas quatro rodas e acaba de ganhar o prêmio CES Climate Change Innovator Award, que reconhece as startups que contribuem para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Equipe da Lightyear, startup holandesa que criou o carro
Equipe da Lightyear, startup holandesa que criou o carro

Os membros da startup  vêm de equipes de universitários que, em anos anteriores, projetaram carros solares e até venceram corridas criadas para esse tipo de veículo, como o World Solar Car Challenge.

A venda do Lightyear One começou em meados de 2017, a um preço de € 119 mil (cerca de R$ 470 mil).

Até o final do ano, 15 unidades já haviam sido encomendadas, e as primeiras devem começar a ser entregues no ano que vem.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe:

Tags: #mover