Móveis de papelão reciclado dobram como origami

Informar

Cientistas criam madeira forte como aço

Por: Redação

Engenheiros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram um processo que transforma a madeira comum em uma madeira forte como o aço.

Pesquisadores seguram um pedaço de madeira comum, mais espessa, e a madeira tratada, que é mais fina
Pesquisadores seguram um pedaço de madeira comum, mais espessa, e a madeira tratada, que é mais fina

Segundo os pesquisadores Liangbing Hu e Teng Li, ele torna a madeira 12 vezes mais forte que madeira natural e dez vezes mais dura. Eles afirmam que o material, ainda que natural, é mais forte que muitas ligas de titânio. Também é comparável à fibra de carbono, mas é mais barato.Com esse processo, madeiras “macias”, como pinho, que crescem mais rapidamente e podem ser replantadas, podem aliviar a pressão sobre a extração de madeiras mais nobres e duráveis, mas que crescem mais devagar, em móveis e construções. Segundo os cientistas, essa “supermadeira” poderia ser usada até mesmo em aviões e carros.

O tratamento da madeira começa com a retirada da lignina, parte da madeira que a torna rígida e marrom, por meio de um processo de ebulição em uma solução química aquosa. Em seguida, a madeira é comprimida a uma temperatura de cerca de 65 oC. Isso faz com que as fibras de celulose fiquem compactadas, de tal forma que elas formam fortes ligações de hidrogênio. Buracos e nós, que ocorrem naturalmente na madeira, são esmagadas.

Essa madeira pode até ser dobrada e moldada no início do processo.

Além de mais resistente, a compressão também faz com que a madeira fique cinco vezes mais fina do que o tamanho original.

Para comprovar a dureza do novo material, a equipe chegou a dar tiros com projéteis parecidos com balas de armas de fogo nele e em um pedaço de madeira comum. Enquanto um projétil atravessou a madeira comum, o outro ficou preso na madeira tratada.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.