Cidade implementa uso de copo de café retornável

Informar

Composteira doméstica produz adubo em poucas horas

Por: Redação

Se prestarmos atenção, a quantidade de resíduos orgânicos que produzimos na cozinha de casa – cascas de legumes, de frutas, além de restos de refeições – é bem significativa. Além de encher a lixeira, às vezes dá uma sensação de desperdício. Mas a composteira doméstica SmartCara pode, além de reduzir este volume, aproveitar o que ainda tem de bom nele.

O aparelho elétrico transforma até 2 kg de resíduos orgânicos em um pó fino e seco, indicado para adubar a terra, em poucas horas. Um sistema de lâminas e de controle de temperatura tritura e desidrata os restos da comida.

A composteira doméstica pesa 9 kg e não ocupa muito espaço
A composteira doméstica pesa 9 kg e não ocupa muito espaço

A SmartCara aceita até ossos de frango, embora a própria empresa recomende evitar isso, já que alimentos muito duros podem descascar o interior da composteira.

O aparelho pesa 9 kg e vem com vários filtros de carbono que, segundo o fabricante, eliminam os odores ruins. É silencioso e tem um sistema de autolimpeza que o mantém limpo. Já os filtros podem ser trocados após de 30 a 40 ciclos de uso.

Aparelho pesa 9 kg e não ocupa muito espaço

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Ainda de acordo com o fabricante, de origem coreana, há 90% de redução no volume de resíduos gerados na casa, e o processo de compostagem é 50 vezes mais rápido do que numa composteira comum.

Além de ter adubo em casa, a compostagem contribui para reduzir o volume de lixo que vai parar em aterros e em lixões, que, infelizmente, ainda existem no Brasil. Nesses locais, a decomposição dos alimentos gera gás metano, que é um potente gás de efeito estufa, causador das mudanças climáticas. Assim, ao usar a composteira, você reduz sua pegada de carbono.

O aparelho está disponível no Brasil e custa R$ 2.451 à vista, sem incluir o frete. Os pacotes com filtros custam R$ 85,14.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.