Informar

Dispositivo converte bike comum em elétrica

Por: Redação

Imagine o quanto se restringe o uso de uma tecnologia construtiva nova se ela exige que uma casa seja erguida do zero para que possa ser aplicada. Agora utilize o mesmo raciocínio para uma bicicleta: se você quer uma que seja elétrica, parece não muito lógico ter de abandonar a sua, tradicional, para investir em um modelo zero com a característica desejada. Uma empresa sueca, porém, encontrou uma forma de adaptar sua magrela mecânica para torná-la uma motorizada sustentável: criou um dispositivo que converte uma bike comum em elétrica.

O dispositivo da companhia Semcon, que custa cerca de  € 100 (cerca de R$ 400) e pesa pouco mais que 1 kg, pode ser instalado em praticamente qualquer bicicleta. Alocado no cano do assento, ajuda a girar a roda traseira com um acionamento elétrico equivalente a 150W.

Com ele, a bike atinge velocidades entre 7 km/h e 25 km/h. O equipamento é composto de uma bateria removível e uma espécie de “computador de bordo”, que ajusta o funcionamento do motor ao movimento do piloto ao pedal. Também possui um sistema de rastreamento para o caso de a bicicleta ser roubada.

O motor elétrico pode ser adaptado praticamente em qualquer bike comum
O motor elétrico pode ser adaptado praticamente em qualquer bike comum

Adora pedalar sua velha bike, mas está desejoso de uma que seja elétrica? Observe de novo a sua bicicleta de sempre, com carinho, e deixe que seus olhos brilhem: ela mesma pode ser sua nova e-bike.

Leia também: Bike híbrida roda 48 km e pode ser dobrada em 20 segundos

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.