Informar

Garrafa biodegradável é alternativa a embalagens PET poluentes

Por: Redação

Todo ano, 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos. Muito desse lixo é formado por embalagens PET, uma das grandes pragas que poluem as águas marinhas. Diante desse problema, uma empresa britânica, a Choose Water, desenvolveu uma garrafa biodegradável que se dissolve em alguns meses no mar ou em aterros sanitários.

O corpo da garrafa é feito de pasta de papel 100% reciclado, pelo método de impressão 3D. A estrutura é à prova d’água graças a um revestimento cuja fórmula a empresa não divulga, mas assegura ser de materiais de origem totalmente biodegradável e sustentável.

Recipientes não são, ou não eram, exatamente a especialidade da Choose Water. A companhia foi fundada como negócio social para vender água engarrafada. Seu objetivo: arrecadar recursos para instituições que distribuem água potável em comunidades que sofrem com a falta dela – caso da Water for Africa.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A garrafa biodegradável é feita de pasta de papel 100% reciclado
A garrafa biodegradável é feita de pasta de papel 100% reciclado

Contudo, seus criadores perceberam que, enquanto resolviam um problema, contribuíam para o agravamento de outro ao utilizar as garrafas plásticas tradicionais em suas ações.

Assim, esses empreendedores sociais passaram cerca de um ano no desenvolvimento do protótipo de uma garrafa que fosse completamente não tóxica para os ecossistemas terrestres e marinhos.

Agora, para produzir o artefato em escala, a Choose Water arrecada fundos pela plataforma Indiegogo. Até o momento, já foram levantadas 34.579 libras esterlinas (R$ 171.442).

O montante angariado será investido em maquinário de fabricação e redes de distribuição para a garrafa biodegradável. Os lucros com a sua venda deverão ser 100% doados para a Water for Africa.

Leia também: App transforma poluição do ar em monstrinhos animados

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.