Esponja absorve óleo derramado no mar

Informar

Lego inicia produção de peças de montar de plástico verde

Por: Redação

A marca dinamarquesa de brinquedos Lego anunciou nesta sexta-feira (2) o início da produção de peças de montar de plástico verde. A matéria-prima do polietileno sustentável é extraído da cana-de-açúcar, em substituição à tradicional feita de petróleo.

Lego inicia produção de peças de montar de plástico verde feito de cana-de-açúcar, inicialmente em elementos botânicos
Lego inicia produção de peças de montar de plástico verde feito de cana-de-açúcar, inicialmente em elementos botânicos

Neste ano, apenas as que representam elementos botânicos, como arbustos, árvores e folhas, serão produzidos de forma sustentável. Elas começarão a aparecer nas caixas de Lego, junto com os demais brinquedos, como bonecos, casas, carros e aviões.

O plástico verde, extraído da cana-de-açúcar, é tão durável quanto o tradicional. E pode ser reciclado diversas vezes, embora não seja 100% biodegradável. A matéria-prima também é abundante no Brasil e pode ser aproveitada pela marca na produção dos brinquedos para a América Latina.

“Nós queremos fazer um impacto positivo no mundo que nos cerca e estamos trabalhando duro para fazer os melhores produtos para as crianças usando materiais sustentáveis”, anunciou Tim Brooks, vice-presidente de responsabilidade ambiental.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Objetivo da Lego é usar materiais sustentáveis em todas as peças e embalagens até 2030

Vendido no mundo todo, o Lego consome tonelada de plástico anualmente. Há três anos, a empresa criou um plano para tornar todos seus produtos sustentáveis até 2010. Para isso, montou um grupo de funcionários e planejou investimentos na ordem de R$ 500 milhões para pesquisa e implementação de materiais alternativos.A medida, no entanto, é pequena em relação ao tamanho da Lego, representando de 1% a 2% do total de plástico utilizado pela empresa. Mas a expectativa é que o uso de materiais sustentáveis avance nos próximos anos.

A companhia também firmou parceria com a WWF (World Wildlife Fund) para reduzir as emissões de CO2 na fabricação dos produtos e na cadeia produtiva para conter as mudanças climáticas.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.