Informar

Paulistanos trocam lojas de móveis por lixo de caçamba

Em uma página do Facebook, moradores de São Paulo postam fotos de mobiliário e materiais descartados que podem se transformar em peças para a casa

Por: Redação

Tem pensado em mobiliar a casa e está com medo dos preços das lojas de móveis? O jeito, então, é partir para o faça você mesmo. E a boa notícia é que nem precisará gastar com materiais: um clube vai ajudá-lo a produzir belas peças com lixo de caçamba.

O lixo de caçamba se transforma em mobiliário
Crédito: Reprodução/Facebook/Clube da Caçamba SPCom criatividade, o lixo de caçamba se transforma em mobiliário

Sim, é um grupo organizado de fato: o Clube da Caçamba SP, criado em outubro do ano passado no WhatsApp por cinco amigos. Há dois meses, a turma abriu uma página no Facebook, onde posta fotos, com os respectivos endereços, de caçambas cheias de velhos móveis e materiais que foram jogados fora e podem ser reciclados.

Os integrantes do clube – já são 260 – em geral são da classe média e transitam pelo centro expandido da capital paulista em busca das “preciosidades” descartadas. E não necessariamente têm qualquer formação em marcenaria, caso de Gabriel Kolish, de 28 anos, um dos desenvolvedores da ideia.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Sai a loja de móveis, entra o lixo de caçamba
Crédito: Reprodução/Facebook/Clube da Caçamba SPSai a loja de móveis, entra o lixo de caçamba

Conforme disse em entrevista ao Estado de S. Paulo, Kolish faz peças sem acabamento, utilizando ferramentas comuns, como furadeira e martelo. Foi dessa maneira que transformou duas portas de correr de madeira em um tampo de mesa.

Os fundadores do Clube da Caçamba SP querem ampliar suas atividades. Para tanto, buscam um espaço em que possam ministrar oficinas gratuitas sobre o aproveitamento do lixo de caçamba, com doação de materiais e empréstimo de ferramentas.

Leia também: Designer de produto cria banco feito de cabelo

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.