Informar

Máquina de lavar movida a pedal dispensa uso de energia elétrica

Por: Redação

Você deve se lembrar daquelas antigas máquinas de costura que trabalhavam com a força empregada pelos pés das costureiras. Pois o que se tece também precisa ser limpo à medida que é usado. Que tal, então, valer-se do mesmo método da produção da peça em sua lavagem? Isso é possível com a Drumi, uma máquina de lavar movida a pedal.

Ela dispensa eletricidade: funciona à medida que o usuário pedala, e é a energia cinética produzida pelo movimento que alimenta a operação.

A máquina, fabricada pela empresa canadense Yirego, é veloz em seu propósito – chega a lavar cerca de 2 quilos de roupa em 5 minutos, usando entre 6 e 12 litros de água e de 3 a 5 ml de detergente.

Mas não foi tão rápido desenvolver o modelo: seu projeto levou em torno de 10 mil horas para ser consumado.

A máquina de lavar movida a pedal dá conta de 2 kg de roupa em 5 minutos
A máquina de lavar movida a pedal dá conta de 2 kg de roupa em 5 minutos

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A alça que serve para carregar a Drumi também faz as vezes de trava para a tampa, a fim de que permaneça fechada enquanto opera. Facilmente transportável, pode se tornar uma boa companheira na hora de lavar algumas peças no banheiro, por exemplo.

A máquina de lavar movida a pedal custa US$ 299 (R$ 1.036), mas você terá de pedir a alguém que lhe traga uma: a Yirego não despacha o produto para o Brasil.

Leia também: Composteira doméstica produz adubo em poucas horas

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.