Informar

Pneu verde despolui o ar enquanto o carro circula

Por: Redação |

Está na hora de reinventar a roda, ao menos no que diz respeito à sua pegada ambiental. Atenta às marcas que os veículos deixam nos caminhos do planeta, a Goodyear lançou um pneu verde que despolui o ar por onde circula.

A novidade foi apresentada no último Salão Internacional do Automóvel de Genebra, Suíça, como conceitual – esse pneu verde ainda não é produzido em escala.

Batizado de Oxygene, ele atua como se fosse um pequeno jardim redondo ambulante. Graças à fotossíntese produzida por musgos vivos que preenchem sua lateral, o pneu retira CO2 (dióxido de carbono) da atmosfera e libera oxigênio.

Seu design inteligente favorece que a água e a umidade das pistas sejam absorvidas para alimentar o processo fotossintetizante dos musgos.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

O pneu verde da Goodyear possui musgos em sua lateral
O pneu verde da Goodyear possui musgos em sua lateral

Pelos cálculos da própria Goodyear, se os cerca de 2,5 milhões de veículos que circulam na área metropolitana de Paris fossem equipados com unidades do Oxygene, seriam gerados por ano cerca de 3.000 toneladas de oxigênio. A quantidade de dióxido de carbono absorvida, por sua vez, seria de 4.000 toneladas.

A energia produzida na fotossíntese é aproveitada na operação de sistemas eletrônicos e de inteligência do automóvel que usa o pneu verde.

Fabricado pelo método de impressão 3D com borracha reciclada de outros pneus, o Oxygene conta ainda com uma faixa de luz em sua lateral, também alimentada pelo trabalho dos musgos e que muda de cor de acordo com as manobras executadas pelo carro – caso das freadas.

Leia também: Alga substitui petróleo na produção de tinta ecológica

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.