Informar

Prédio mais sustentável da América fica no Brasil

Por: Redação |

Uma construção baseada no conhecimento dos povos do Xingu, na qual o arquiteto José Afonso Botura Portocarrero aplicou estratégias para minimizar impactos ambientais, conquistou dois troféus no Breem Awards 2018, um dos principais métodos de avaliação de projetos arquitetônicos do mundo. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá (MT), foi considerada, entre 68 concorrentes, o prédio mais sustentável da América.

Em formato ogival inspirado em casas indígenas, a edificação foi construída em concreto, tem fachadas de vidro e sistema de reaproveitamento de água para irrigação de jardim e limpeza de piso e banheiro. Por conta da arquitetura bioclimática e arejada, o prédio integrado à natureza oferece conforto térmico, iluminação natural durante o dia e refrigeração sem uso de equipamentos.

Prédio mais sustentável da América está localizado em Cuiabá (MT)
Prédio mais sustentável da América está localizado em Cuiabá (MT)

A cobertura do prédio foi feita em duas cascas, o que possibilita a captação da água de chuva e, posteriormente, a sua reutilização. Além disso, ao cair entre as camadas do telhado, ela também ajuda a resfriar o ambiente interno, garantindo um menor consumo de energia elétrica pelo sistema de regulação de temperatura.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Sede do Sebrae MT possui duas usinas solares e não depende de energia elétrica
Sede do Sebrae MT possui duas usinas solares e não depende de energia elétrica

A maior inovação do projeto é a inauguração de uma usina solar fotovoltaica que produz 100% da energia elétrica consumida, sendo que metade dela  é usada na sede do Sebrae de Mato Grosso. E não é só isso. O local também conta com uma estação de compostagem com minhocas que recebe os resíduos orgânicos da lanchonete e da poda de árvores e plantas. Vale destacar que o jardim do CSS possui espécies da biodiversidade local: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

Prédio referência na América aproveita iluminação natural durante o dia 
Prédio mais sustentável da América aproveita iluminação natural durante o dia

O centro já recebeu mais de 70 mil visitantes desde 2011 e ganhou notoriedade após a divulgação do resultado do prêmio. É possível realizar uma visita guiada agendando no site do Sebrae.

Leia também: Tóquio terá prédio de madeira mais alto do mundo coberto de verde

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.