Máquina de fácil manuseio faz reciclagem de fraldas descartáveis

Equipamento pode ser instalado em asilos e creches; partes aproveitáveis viram novas fraldas, absorventes, papelão, recipientes e sacola

Fraldas descartáveis são itens modernos que facilitam o dia a dia e poupam tempo. No entanto, não poupam a natureza: cada uma pode levar até 400 anos para se decompor. Mas e se fosse fácil reciclar esse produto? Pesquisadores da Universidade Chung Hua, em Taiwan, desenvolveram uma máquina que lava fraldas usadas e separa as partes reaproveitáveis. E o melhor: ela é capaz de processar 100 quilos de fraldas em uma hora.

Tecnologias e invenções para a reciclagem de fraldas descartáveis não são novidade. O diferencial desta é que ela foi projetada para ser fácil de usar por qualquer pessoa. Por isso, pode ser instalada em locais como creches e casas de repouso, e os funcionários do local podem manuseá-la. Como um bebê ou um adulto que necessita desse produto podem usar até oito fraldas por dia, a máquina pode ajudar a reduzir o volume de fraldas jogadas no lixo.

Um bebê chega a usar oito fraldas por dia, que poderiam ser recicladas
Crédito: HDesert/ShutterstockUm bebê chega a usar oito fraldas por dia, que poderiam ser recicladas

Primeiro, a máquina higieniza a fralda com um tipo de desinfetante, para eliminar patógenos como bactérias, fungos, vírus, entre outros. Depois, ela separa e recupera todos os materiais reutilizáveis: polietileno, que ajuda a evitar vazamentos, fibras de celulose, que absorvem água, e poliacrilato de sódio, que ajuda a reter a água.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Esses diferentes materiais podem então ser levados a centros de reciclagem ou indústrias, para serem transformados em papelão, absorventes, sacolas, recipientes plásticos e mesmo em novas fraldas.

Além de evitar o longo tempo que as fraldas levam para se decompor, a reciclagem de fraldas descartáveis ajuda a conter o risco de os resíduos retidos nelas contaminarem solos e água. Também reduz a geração de gás metano, um potente gás de efeito estufa.

A equipe da universidade taiwanesa agora está trabalhando em um projeto para desenvolver instalações capazes de reciclar mais de 10 toneladas em um único dia!

Leia também:

Aprenda a fazer seu próprio centro de reciclagem de plástico

Reciclagem de roupa de cama de hotel produz pijamas infantis

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.