Informar

Robô que detecta incêndios em tempo real age em raio de até 15 km

Por: Redação |

A máxima do onde há fumaça, há fogo não muda; afinal, a ligação entre os dois elementos é a mesma por mais que a tecnologia avance. O que aumenta em eficiência é a identificação de sinais de que as chamas podem tomar conta de uma plantação de maneira indesejada, fazendo com que seja possível adotar medidas para combater o fogaréu o quanto antes. Assim, já existe uma câmera em formato de robô que detecta incêndios em um raio de até 15 quilômetros.

A câmera, batizada de MIC 7000 HD, foi desenvolvida pela Bosch em parceria com uma empresa de inteligência e tecnologia para o campo, a Sintecsys Agro.

O sistema utiliza um software com algoritmo de detecção automática de fumaça em seus estágios iniciais. Esse programa atua em paralelo com um dispositivo especial de captação de imagem de alta qualidade para rastrear os focos de incêndio na mata.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

O robô que detecta incêndios foi desenvolvido pela Bosch em parceria com a Sintecsys
O robô que detecta incêndios foi desenvolvido pela Bosch em parceria com a Sintecsys

O monitoramento, realizado 24 horas, conta com o suporte da equipe da própria Sintecsys, e os dados são obtidos em tempo real.

A empresa promete um retorno médio do investimento em três meses, sendo que o custo-benefício é impulsionado pela redução de gastos com brigadistas.

Além da detecção precoce de incêndios, o robozinho pode ainda ser projetado, de forma modular, para fornecer outros tipos de informação da lavoura, como níveis de umidade do solo e dados de estações meteorológicas.

Leia também: Filtro mantém frutas e verduras frescas por mais tempo

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.