Semeadora para pequenas propriedades planta 37 mudas por minuto

Operada por apenas uma pessoa, a máquina não possui motor e é solução para a escassez de tempo do agricultor

Por: Redação |

/?autoplay=1O ditado popular diz que, de grão em grão, a galinha enche o papo. Mas e se essa galinha tem pouco tempo e está com pressa de encher esse papo?

Saindo das metáforas, se o galináceo em questão for um agricultor, e o papo, seu terreno, então ele ganhou uma grande ajuda para sair do grão em grão para a conta de muitos grãos ao mesmo tempo: uma semeadora para pequenas propriedades que planta 37 mudas por minuto.

Curtis Stone e Diego Footer, empresários da cidade de Vista, no condado de San Diego, Califórnia (EUA), ao trabalhar durante dois anos em projetos para um podcast de agricultura urbana, ouviram de muitos pequenos produtores que uma das principais dificuldades enfrentadas por eles é justamente a falta de tempo.

E o que fazem os empreendedores que colocam em prática ideias que dão certo? Em geral, apresentam soluções para os problemas. É o caso da Paperpot Transplanter, essa semeadora para pequenas propriedades.

A máquina, que não tem motor – e, consequentemente, não polui o ambiente –, pode ser operada por uma única pessoa, o que representa uma de suas vantagens.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A semeadora para pequenas propriedades utiliza pequenos vasos de papel
Crédito: Reprodução/PaperpotA semeadora para pequenas propriedades utiliza pequenos vasos de papel

Além disso, o grande segredo da semeadora é que ela funciona em uma espécie de “efeito dominó”. Explicamos: as mudas vão para o solo em cadeia, graças a um sistema de vasos de papel interligados.

Cada vaso é uma célula de uma espécie de favo de mel e contém uma muda.

O primeiro deles deve ser fincado no solo por uma pequena estaca de metal; a partir da sua colocação na terra, à medida que é movimentada, a máquina faz com que os vasos seguintes sejam puxados em sequência ao inicial, rapidamente constituindo uma linha de mudas.

Os favos de papel em geral contêm 264 células, ou vasos com mudas. Assim, em sete minutos, é possível descarregar todas com a semeadora, o que dá uma média de quase 38 mudas plantadas por minuto. Certamente um ritmo muito mais veloz que o “de grão em grão”.

A Paperpot Transplanter custa US$ 999 (R$ 4.121).

Leia também: Escola de hortas urbanas acolhe pessoas em situação de rua

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: