Passagens reduzem número de animais atropelados em até 100%

Informar

Tênis de chiclete reciclado pregam pegadas mais ecológicas

Por: Redação

Olhe bem para o chão quando estiver andando por Amsterdã, na Holanda. Embora os habitantes da cidade sejam bastante educados, eles podem acabar jogando uma ou outra goma de mascar no chão, e esse é o segundo tipo de lixo mais comum por ali. Como pisar nelas é quase tão ruim – ou pior que – sujar a sola do sapato de cocô, os holandeses encontraram um jeito inteligente de reciclar o material, e ele passa justamente pelo que usamos nos pés: a empresa Explicit Wear inventou os tênis que são feitos de chiclete reciclado.

Os calçados são feitos de Gum-tec, tipo de borracha resultante da transformação das propriedades sintéticas do chiclete. Para chegar à fórmula do composto, a Explicit Wear contou com a ajuda da Gumdrop, uma companhia de sustentabilidade que se especializou nesse processo.

E tem mais gente que botou a mão na massa – ou na goma – do projeto: a organização turística I amsterdam, ligada ao poder público da cidade. Foi ela que saiu à procura de um meio que desse alguma utilidade aos chicletes depois de mascados.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

As solas dos tênis Gumshoes são feitas de chiclete reciclado
As solas dos tênis Gumshoes são feitas de chiclete reciclado

Quatro pares de Gumshoes, os tênis de chiclete reciclado, levam em sua composição 2,2 quilos de gomas de mascar. E essa matéria-prima de fato não falta por lá: 1,5 milhão de quilos dela passam a dar sopa – ou sola – pelas ruas da Holanda todo ano.

Por enquanto, os tênis, disponíveis nas cores rosa ou preta, estão em pré-venda, ao preço de  € 49,95 (cerca de R$ 210) o par.

Se comprar um – as entregas serão realizadas a partir de junho –, continue olhando para o chão ao caminhar. Não se sabe em que tipo de porcaria a gente pode acabar pisando quando se distrai.

Leia também: Alga substitui petróleo na produção de tinta ecológica

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.