Ação de combate ao racismo transforma ofensa em convite de viagem

Empresa de turismo identifica frase preconceituosa nas redes sociais e a utiliza para divulgar imagens de países africanos

Por: Redação |

O combate ao racismo precisa se dar de todas as formas. Inclusive com criatividade. Assim, uma plataforma especializada em viagens para negros encontrou uma maneira muito bacana de subverter um comentário preconceituoso nas redes sociais, transformando-o em incentivo para o turismo.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

A ação, criada pela agência FCB/Six Toronto para a empresa Black & Abroad, identificava a frase racista “go back to Africa” (volte para a África) nas redes.

Ao encontrá-la, respondia à ofensa com imagens de turistas em 54 países africanos, graças a uma plataforma desenvolvida especialmente para a ação. E usava a hashtag #GoBackToAfrica para incentivar viagens ao continente.

As fotos foram reunidas no site do projeto.

A campanha de combate ao racismo foi premiada em Cannes
Crédito: Reprodução/Black & AbroadA campanha de combate ao racismo foi premiada em Cannes

Segundo a empresa, a ideia é acabar com o ódio não apenas reivindicando a frase “Volte para a África”, em uma campanha de turismo pan-africana. A ação também foi projetada para “inundar a internet com imagens positivas e ideias sobre afro-americanos viajando pela África”.

Essa campanha de combate ao racismo ganhou o prêmio máximo do Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2019.

Leia também: Em campanha, homem trans aprende a se barbear como lição de vida

Compartilhe: