Agência de fotos mostra a beleza da mulher sem estereótipos

A iniciativa #ShowUs ajuda fotógrafas a produzir imagens de pessoas reais para peças de mídia; também foi criado projeto de quebra de padrões masculinos

O momento é o de romper com estereótipos e padrões impostos. Afinal, a diversidade dá o tom da vez. Para dar uma força nesse processo nos ramos da comunicação e da publicidade, foi criado um projeto que mostra a beleza da mulher sob outros ângulos.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Fotógrafas brasileiras, como Isabella Dias, também participam do projeto da agência de fotos
Créditos: Isabella Dias/#ShowUs/Getty Images
Fotógrafas brasileiras, como Isabella Dias, também participam do projeto da agência de fotos

A #ShowUs é uma iniciativa do banco de imagens Getty Images, da marca de sabonetes Dove e da rede de fotógrafas Girlgaze.

A galeria conta com cerca de 5.000 fotografias, produzidas por 116 fotógrafas de 39 países. Essas profissionais recebem 10% do valor das imagens licenciadas do projeto. O objetivo, segundo a Getty Images, é “oferecer suporte a fotógrafos de identificação feminina do futuro”.

O projeto #ShowUs busca romper com estereótipos femininos na mídia
Créditos: Stephanie Foden/#ShowUs/Getty Images
O projeto #ShowUs busca romper com estereótipos femininos na mídia

A ideia é que essa agência de fotos seja usada em projetos de mídia e propaganda. E isso justamente com o intuito de refletir experiências reais, com com uma visão mais abrangente de beleza.

O #ShowUs visa mostrar a diversidade feminina
Créditos: Patricia Monteiro/#ShowUs/Getty Images
O #ShowUs visa mostrar a diversidade feminina

Não é só em relação às mulheres que existem iniciativas nesse sentido. Isso porque os homens também costumam ser padronizados pela mídia.

O projeto da agência de fotos também se propõe a financiar o trabalho dessas fotógrafas
Créditos: Camila Almeida/#ShowUs/Getty Images
O projeto da agência de fotos também se propõe a financiar o trabalho dessas fotógrafas

Assim, uma organização focada na saúde mental e no bem-estar deles, a @MenofManual, lançou no Instagram uma campanha para que as marcas levem homens reais para as propagandas.

De acordo com esse projeto, os estereótipos em geral usados para eles na mídia prejudicam a sua autoestima.

Bashir Aziz, que tem vitiligo, é um dos integrantes de um projeto que luta contra a estereotipagem dos homens na mídia
Créditos: Reprodução/Instagram/@menofmanual
Bashir Aziz, que tem vitiligo, é um dos integrantes de um projeto que luta contra a estereotipagem dos homens na mídia

Oito homens foram escolhidos para estrelar a campanha. Entre eles, o ativista transgênero Kenny Ethan-Jones, o modelo “plus size” Ben Whittaker e o artista Bashir Aziz, que tem vitiligo.

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