Bahia emociona em vídeo de reconhecimento da paternidade

Defensoria do Estado e clube de futebol de Salvador se unem em campanha que disponibiliza exames de DNA gratuitos

Por: Redação | Comunicar erro

O mês de agosto guarda uma data muito especial para crianças, adolescentes e adultos: o Dia dos Pais. Mas essa época pode ser também de ausência. Especialmente para quem nem mesmo conhece a figura paterna. Para ajudar a preencher essa lacuna de afeto, a Defensoria Pública do Estado da Bahia possui uma campanha em favor do reconhecimento da paternidade – que, neste ano, conta com um vídeo emocionante feito pelo Esporte Clube Bahia.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, realizada desde 2007, oferece exames de DNA gratuitos para sensibilizar homens a assumir o papel de pai.

Essa campanha anual, sempre promovida em agosto, já beneficiou cerca de 23 mil pessoas. Os testes são disponibilizados para casos em que o nome do pai não consta na Certidão de Nascimento.

Assumir o papel

Neste ano, o mote da ação, criada pela agência SLA Propaganda, é “Não existe roteiro para ser pai. Mas você tem que assumir o seu papel”.

A iniciativa conta com apoios de peso: o do ator baiano Érico Brás, da Globo, como padrinho. E o do Esporte Clube Bahia, por meio de um projeto chamado Defensoria no Estádio.

Assim, durante três dias, o clube disponibilizou exames de DNA gratuitos em sua loja.

Defensores públicos carregam faixa da campanha em favor do reconhecimento da paternidade em dia de jogo do Bahia
Crédito: Reprodução/DPE/BADefensores públicos carregam faixa da campanha em favor do reconhecimento da paternidade em dia de jogo do Bahia

E, no intervalo do jogo em que o time venceu o Flamengo por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 4/8, foi exibido o vídeo Em Nome do Pai/do Filho, com produção da equipe da TV Bahêa, o canal institucional do clube. No filme, vemos um garoto, torcedor do Bahia, que escreve cartas para o pai que não conhece.

O vídeo, por sinal, viralizou nas redes sociais.

#Sou Pai Responsável

Além disso, na entrada dos times em campo para a partida, defensores públicos carregaram pelo gramado uma faixa com a hashtag #Sou Pai Responsável. Essa inscrição também estava na camisa das crianças que acompanharam o time baiano.

O grande rival local do Bahia, o Vitória, também deve aderir à campanha.

As crianças que entraram em campo com o time do Bahia também exibiam a hashtag da campanha em suas camisas
Crédito: Reprodução/Felipe Oliveira/EC BahiaAs crianças que entraram em campo com o time do Bahia também exibiam a hashtag da campanha em suas camisas

Na quinta, dia 8, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável será lançada em Salvador, com a presença de Érico Brás. O evento acontecerá às 9h, na Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano.

Na sexta (9), o lançamento será em Feira de Santana.

A campanha em prol do reconhecimento da paternidade inclui outdoors, busdoors, spot para rádio, cartazes, flyers e vídeos para as redes sociais.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia oferece exames de DNA gratuitos nas 38 cidades em que possui unidades – e durante o ano todo. Também há uma unidade móvel que percorre outros municípios para a realização dos testes.

Leia também: Animação destrói mitos sobre o trabalho infantil

Compartilhe: