Pela saúde ocular, marcas embaçam logo em redes sociais

Campanha das Óticas Carol contou com apoio de diversas marcas e vai distribuir cadernetas para acompanhamento de visitas ao oftalmologista

Se você acessar hoje o perfil das Óticas Carol nas redes sociais, vai perceber que está tudo embaçado. Diversas outras marcas, por sinal, farão o mesmo – e desfocarão seus logotipos – em prol da saúde ocular.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

A iniciativa foi lançada hoje (10), Dia Mundial da Visão. E é apenas uma das formas de a rede chamar a atenção para um número alarmante: 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico precoce.

Óticas Carol desfocaram as imagens em suas redes sociais
Créditos: Reprodução/Facebook
Óticas Carol desfocaram as imagens em suas redes sociais

Dessa forma, a marca busca incentivar o cuidado com a saúde visual das crianças no país. E mostrar que é necessário realizar exames periódicos em meninos e meninas desde pequenos.

Entre as empresas que apoiam a ação estão Amanco Wavin, Baby Sec, Bauducco, Beach Park, Chilli Beans, Chocolates Brasil Cacau, CNA, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, Elite, Estrela, Etna, Gloob, Kitchen, Kopenhagen, Marisol, Ideal HK, Mitsubishi, Nick, O Boticário, Rock in Rio, Superinteressante, UOL, Veja e Visa. Elas também embaçaram seus logos nas redes sociais e em mobiliários urbanos.

Ação, criada pela Artplan, busca incentivar o acompanhamento da saúde ocular
Créditos: Divulgação
Ação, criada pela Artplan, busca incentivar o acompanhamento da saúde ocular

Assim que voltarem com seus logos originais, as marcas revelarão por que foram embaçados.

Caderneta da visão pela saúde ocular

Essa é a primeira parte da ação, que foi idealizada pela agência Artplan. Depois de despertar a atenção para o tema, as Óticas Carol passarão a distribuir “cadernetas de visão” gratuitamente.

Elas se assemelham às de vacinação. Nelas, é possível registrar as visitas ao oftalmologista e as mudanças de graduação, entre outros aspectos.

Exemplar da caderneta de visão, que será distribuída pela rede
Créditos: Divulgação
Exemplar da caderneta de visão, que será distribuída pela rede

Mais do que uma forma de monitoramento, a ideia é que as cadernetas permitam que os pais construam uma rotina de acompanhamento da saúde ocular de seus filhos.

Não à toa, a campanha recebeu o nome de “Caderneta de Visão”: o Movimento pela Saúde Ocular Infantil.

As cadernetas serão distribuídas em todas as lojas das Óticas Carol, enquanto durarem os estoques. Também é possível fazer download para impressão no site da ação.

Em parceria com qsocial