Histórias reais de empreendedores que alavancaram seus negócios

Empreendedores brasileiros transformaram problemas em oportunidades após consultoria gratuita do Sebrae

Por: Patrícia Comunicar erro

Mesmo com o desemprego recuando, cerca de 13 milhões de brasileiros ainda são afetados, segundo dados apresentados em junho deste ano pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante deste cenário, o brasileiro usa sua criatividade para tirar as ideias do papel e empreender. Uma jornada longa, mas bem mais promissora.

No ano passado, cerca de 50 milhões de brasileiros empreenderam, quer dizer, de cada 100 brasileiros (com idade entre 18 e 64 anos), 36 estavam tocando seu negócio próprio ou trabalhando para finalmente empreender. É o que aponta a pesquisa GEM Brasil 2017.

Ser bom no que faz ou ter uma ótima ideia de negócio é importante, mas não o suficiente para ter um empreendimento de sucesso. A falta de planejamento, gestão empresarial e comportamento empreendedor estão entre os principais motivos que muitas vezes fazem com que infelizmente muitas empresas fechem as portas antes do tempo desejado.

Buscar capacitação é muito importante para você sair na frente e estar preparado para enfrentar todos os desafios que podem aparecer. “A gente sai da faculdade, eu me formei como veterinário, mas não como empreendedor. Eu tive que penar um pouco no começo da empresa e ter alguns prejuízos financeiros para ter a visão de empreendedor”, comenta o veterinário Lucas Fernandez que foi em busca de capacitação no Sebrae.

Para você que já deu os primeiros passos em prol do seu próprio negócio, apesar do cenário político-econômico instável e a enorme concorrência no mercado, a boa notícia é que nessa jornada empreendedora você pode contar com um grande aliado. O Sebrae oferece gratuitamente, consultores especializados, que vão te orientar a se preparar para o mercado e driblar situações que fazem muitas empresas fecharem as portas.

Se você não tem muito tempo para ir até uma unidade, isto não é problema. Toda consultoria é feita online através de ferramentas gratuitas. Confira as opções para você tirar todas as dúvidas sobre a sua empresa sem nenhum custo:

Ckeck-up Empresa

Como está o seu negócio? Com esta ferramenta você consegue de um jeito rápido e prático obter soluções para os desafios do seu empreendimento.

Consultoria a Distância  

Seu negócio está no caminho certo? Para dúvidas sobre marketing, administração, jurídico, finanças e comércio exterior você pode contar com a consultoria gratuita do Sebrae. Você agenda o melhor dia e horário e por  webconferência ou por telefone um consultor vai sanar todas as suas dúvidas, focando no seu empreendimento e sem nenhum custo.

Cursos ao Vivo

Quando foi a última vez que você fez um curso de capacitação? Voltado para pessoas que possuem uma empresa, nos cursos ao vivo você pode aprende sobre diversos assuntos. Dentre eles: como manter a equipe motivada, como controlar o fluxo de caixa, como fazer um plano de negócios, entre tantos outros temas. Ainda é possível interagir tanto com o palestrante, quanto com os participantes.

Confira agora algumas histórias reais de alguns empreendedores que contaram com a ajuda do Sebrae para dar um novo rumo aos seus negócios:


Clínica Veterinária

Após buscar cursos no Sebrae-SP, o veterinário e empreendedor Lucas Fernandez obteve melhorias em várias áreas de seu negócio, tornando-o mais rentável e organizado.

Sucos Grill & Alegria e Casa Felipe Calçados

Depois da consultoria esses comércios colocaram em prática o que aprenderam sobre atendimento, finanças e vendas, o que foi um divisor de águas para nesses negócios.

Acompanhe nossa série especial sobre o #EmpreendedorismoReal. Nela, você encontra dicas de especialistas para abrir seu negócio e histórias de quem já se tornou um empreendedor.

Compartilhe: