12 saladas tão completas que valem por uma refeição

Fizemos uma seleção de saladas lindas e supersaudáveis publicadas por nutricionistas e atletas em seus perfis no Instagram

Por: Redação Comunicar erro
mulehr segurando salada
Crédito: Instagram/@aleluglioEssa seleção de saladas vai te dar água na boca

Um dos principais mandamentos da alimentação saudável é ter equilíbrio. Isso não significa restrições a tudo e tratar a comida como inimiga.  Tudo bem comer um hambúrguer, um prato de macarrão ou um doce de padaria de vez em quando, se – ao longo da semana – você mantiver uma alimentação mais leve. Planejar e elaborar um cardápio funcional para as suas necessidades são dois dos passos mais importantes. Por isso, fizemos uma seleção de 12 saladas tão completas que valem por uma refeição! É claro que vale customizar com os ingredientes que mais lhe agradam.

Essas receitas – além de fornecer proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis – não são trabalhosas de fazer. Confira a lista a seguir. Tem até salada que vai ao forno.

Salada verde de grão de bico

Ingredientes: grão de bico, brotos, cenoura ralada, beterraba, batata doce, tomate e cubos de abacate. A receita é do Christian ‘Crica’ Wolthers.

Salada colorida e cremosa

Ingredientes: folhas variadas, abóbora assada em pedaços, atum, azeitona, brócolis e espinafre refogado.

O molho tahine vai muito bem nessa combinação. A nutricionista Fernanda Scheer ensina a fazer usando 1 colher de sopa de tahine com um pouco de alho e cebola em pó, misturado a um pouco de água até ficar cremoso.

Salada nutritiva

Ingredientes: grão de bico (pode ser lentilha, tofu, queijo ou frango), folhas verdes refogadas, batata doce assada, cebola assada.

Para dar o sabor, use molho tahine, azeite e limão.

Salada vegana de macarrão

Ingredientes: espaguete 5 cereais, couve-flor roxa, couve-flor branca, tofu assado com cúrcuma, couve kale frisada, espinafre dourado no azeite e azeitonas.

A receita vegana repleta de carboidratos energéticos e nutritivos é da nutricionista Alessandra Luglio, que atende – entre outras celebridades – a musa fitness Gabriela Pugliesi.

Salada que vai ao forno (é exatamente isso que você leu!)

Ingredientes: Berinjela, tomate, abobrinha, cebola, tomilho

O tempero dessa salada é o mais simples possível: azeite e sal!

Depois de temperada, basta levar ao forno por uns 20 e devorar! A receita supersaudável é da nutricionista Thais Massa, especialista em nutrição esportiva e funcional.

Salada vegana de verão

Ingredientes: alface, cebola roxa, lentilhas vermelhas, tomate cherry, abacate, beterraba.

O tempero fica ao seu gosto! A receita foi publicada pela corredora vegana Manuela Martins.

Saladão de atum com gostinho especial

Ingredientes: alface americana, agrião, atum, azeitona preta, beiju (tapioca) com patê de manjericão e sementes

O sabor vai ser garantido pelo patê de manjericão, um fio de azeite e sal. A receita é da nutricionista

Salada com castanhas

Ingredientes: alface, cenoura, broto de alfafa, azeitona chilena, cogumelos, amêndoas, castanha de caju, gojiberry e uva passa

Para temperar, a nutricionista Luciana Galimberti optou por molho de mostarda dijon.

Salada croc com granola

Ingredientes: rúcula, toamte cereja, abóbora assada, frango desfiado e granola salgada low carb.

O tempero fica ao seu critério.

Salada quase grega

Ingredientes: tomates cortados em gomos e tomates cerejas, uma cebola roxa, um pepino e um pimentão em cubos, duas xícaras de champignon, azeitonas pretas sem caroço.

Para temperar, capriche do no azeite extravirgem, no suco de limão, no vinagre branco, no orégano, sal e pimenta branca. A receita foi publicada no perfil Low Carb de Sucesso.

Saladão de salmão defumado

Ingredientes: Alface, abacate, cenoura, ervilhas, semente de abóbora tostada, salmão defumado.

Para temperar, a sugestão é molho vinagrete de framboesa, mas pode ser outro de sua preferência. A dica é da nutricionista Débora Sorgi.

Salada refrescante

Ingredientes: alfce, rúcula, tomate cereja, frango desfiado, brócolis, abacaxi, grão de soja torrado.

A sugestão de tempero publicada pela nutricionista Viviane Buffi é azeite e molhos de mostarda e mel.

Compartilhe: