Série de vídeos com Ivaldo Bertazzo trata sobre qualidade de vida

Informar

3 receitas rápidas de fazer depois da atividade física

Por:
alimentação saudável para quem pratica atividade física
Depois da atividade física é ideal consumir proteínas que possuem a função de recuperar os tecidos musculares lesionados no treino

Alimentar-se adequadamente após a atividade física é fundamental. E que alimentos devem ser ingeridos? Prefira os proteicos que têm a função de recuperar os tecidos musculares lesionados durante a atividade, e os carboidratos que ajudam a recuperar o estoque de energia perdida. O ideal são carboidratos simples, pois sua absorção é mais rápida.

Para a atividade física e treinos curtos, de intensidade moderada, com cerca de 30 a 40 minutos de exercício, não é necessário nada a mais além de uma boa alimentação e hidratação. Mas a medida que a intensidade aumenta, treinos de 1 hora ou mais, as reservas energéticas hepáticas (glicogênio) e reservas energéticas musculares começam a reduzir, causando queda no rendimento. Por esse motivo, recomenda-se repor essa energia a cada 1 hora de treino intenso.

Alguns atletas preferem repor com géis de carboidrato ou isotônicos que contenham carboidrato. Pois eles são mais fáceis de ingerir e carregar. Paçoca ou bananinha passa, também são uma opção, porém podem ser difíceis de digerir durante a atividade física, causando desconforto abdominal.

Além da alimentação é fundamental não esquecer da hidratação durante a atividade física: cerca de 150ml a cada 20min de atividade física. A nutricionista Tatiana Roman, personal diet e pós-graduada em Nutrição clínica pelo GANEP, ensina 3 receitas fáceis para você preparar após o treino. Confira:

Tapioca com recheio de claras de ovos

  • 3 colheres de sopa de farinha de tapioca
  • 4 claras de ovos

Coloque as colheres de farinha numa frigideira que não precisa estar untada. Vire após pegar consistência de panqueca. Disponha as claras de ovo sobre a tapioca, dobre-a pela metade e deixe alguns minutos. Se quiser substitua por frango desfiado.

Pão de batata doce

  • 1 batata doce cozida e amassada
  • 100g de frango desfiado

Cozinhe o frango em uma panela de pressão por cerca de 10 minutos após pegar a pressão. Desligue o fogo, espere sair a pressão e com a panela ainda tampada sacuda por cerca de 5 minutos. O frango estará desfiado. Cozinhe a batata doce e amasse até virar um purê homogêneo. Abra-o e recheie com frango desfiado. Feche e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até dourar. O recheio pode ser substituído por atum, queijo minas ou carne moída magra.

Shake proteico

  • 200ml de leite desnatado
  • 2 scoop de Whey Protein sabor baunilha
  • 1 maçã
  • Cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Se preferir substitua a maçã por pera ou bata o Whey Protein com cubos de gelo e água filtrada.

Ao conhecer a intensidade do exercício o nutricionista vai determinar o horário, tipo de refeição e até mesmo quantidade dos alimentos que precisam ser ingeridos. Lembrando que a dieta deve ser individualizada de acordo com o biotipo de pessoa e os objetivos a serem alcançados por meio da atividade física.