4 maneiras de emagrecer comendo o que gosta

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Ao contrário do que prega a crença popular, restrição alimentar não é o melhor caminho para quem deseja perder peso. Diversos estudos científicos têm provado isso e a tese é cada vez mais defendida por especialistas.

A nutricionista Sophie Deram, doutora em endocrinologia pela USP e autora do livro “O Peso das Dietas”, é uma das que defendem que saudável é comer de tudo desde que haja equilíbrio.

“As pessoas têm que parar de acreditar neste mito de que existem alimentos bons e ruins”, diz a especialista. “Claro que se você tem condições especiais que precisem de uma alimentação especial orientada com profissional, você precisa seguir as recomendações que recebeu. Mas se isso não é o seu caso, você está liberado”, afirma.

Para a Deram, regimes alimentares restritivos acabam promovendo um efeito rebote, além de fazer mal para a saúde. “95% das pessoas que fazem dietas restritivas emagrecem no começo e depois voltam ao peso inicial, ou mais, dentro de um período de 6 meses a 2 anos”, explica.

Emagrecer comendo pode parecer mito, mas é possível com alguns hábitos e pequenas alterações no dia a dia. Confira algumas dicas:

Faça pequenas refeições ao longo dia

Segundo pesquisas, quem faz várias pequenas refeições sente menos fome e tem o metabolismo mais acelerado do que as outras pessoas.

Durma bem

Dormir bem, de preferência 8 horas por noite, faz um bem danado e ajuda no processo de emagrecimento. Isso porque quando a pessoa dorme bem, o corpo regula os níveis dos hormônios leptina, que dá saciedade, e grelina, que induz a fome.

Coma com prazer

De acordo com a Sophie Deram, comer com prazer ajuda a comer menos e a ter menos problemas de peso. Isso não significa comer com gula, segundo ela. “Comer com prazer é saborear sem culpa e com moderação”, explica.

Coma o que você gosta na hora que der vontade

Não se prive jamais de comer o que gosta, pois privação provoca ataques de gula. “Coma pequenas porções daquilo que te deixa feliz, isso ajudará a diminuir ansiedade e vontade descontrolada de comer”, afirma a nutricionista Jordana Cunha.

Além disso, a prática de atividades físicas é muito importante para quem busca reduzir o peso. Estudos já mostraram que combinar alimentação equilibrada com exercícios físicos emagrece três vezes mais do que fazer só dieta.

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