4 meditações guiadas para diminuir a ansiedade

Ter uma voz guiando o processo facilita muito a entrada no estado meditativo

Por: Redação
mulher meditando na beira do rio
Crédito: Jasmina007/istockRespirações profundas e pausas silenciosas ajudam a aliviar a ansiedade

Meditações guiadas são capazes de conduzir os praticantes para uma jornada de relaxamento e organização da desordem da mente. Além de aquietar os pensamentos, a técnica também é capaz de alterar as estruturas neuronais do cérebro, estimulando emoções positivas, reduzindo o nível de estresse e aliviando a ansiedade.

Tudo isso já é sabido há milênios por monges e iogues e vem sendo comprovado por pesquisas científicas nos últimos anos. Mas algo tão simples, pode ser um desafio e tanto para quem está começando.

A palavra meditar vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior. Para alcançar esse estado meditativo, é preciso que fiquemos com nós mesmos, em silêncio, sem fazer nada. Só que cá entre nós, ficar sem fazer nada nos deixa  entediados muito rapidamente. É algo com o qual não estamos acostumados.

pessoa meditando

E é justamente para facilitar essa viagem introspectiva que existem as meditações guiadas. Transmitidas via áudio, elas direcionam exatamente nossas mentes para o ponto onde ela precisa chegar.

Separamos algumas dessas meditações disponíveis no Youtube. O tempo varia, mas todas são para o alívio da ansiedade. Antes de começar, é preciso escolher um local tranquilo, encontrar uma posição confortável e deixar fluir.

Esses treinos não vão só acalmar o nível de ansiedade, como também melhorar sua saúde e bem-estar. Para tirar melhor proveito da técnica, o indicado é realizar esse exercício regularmente.

Confira as meditações guiadas para diminuir a ansiedade:

Compartilhe: