Informar

5 dicas para o idoso melhorar sua qualidade de vida

Por:
Idosos andando de bicicleta
Pequenas atitudes podem aumentar a longevidade e melhorar o dia a dia dos idosos

Dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso por conta da Lei nº 10.741 que em 2003 tornou vigente o Estatuto do idoso. Até então a data era comemorada em 27 de setembro.  O estatuto é de suma importância dada a nova configuração que a população brasileira vem ganhando com o passar do tempo.

Atualmente, no Brasil 10% da população tem mais de 60 anos e a tendência é aumentar cada vez mais. De acordo com o IBGE,  50% dos habitantes estão na fase adulta e a taxa de fecundidade despencou de 6 filhos para 1 filho por mulher brasileira. Diante disso, políticas públicas estão sendo revistas como a previdência e a melhora de vida para que esses idosos tenham perspectiva de longevidade.

Pensando nisso, o especialista em esterilizadores da Sterilair, Felipe Prado elaborou cinco dicas que podem ser adotadas pelos idosos para ajudar a melhorar a rotina e trazer um dia a dia mais saudável e feliz. Confira:

1) Tome de 6 a 8 copos de água e/ou sucos de frutas. Isso ajuda a manter o corpo hidratado e limpa as impurezas do organismo.

2) Pratique atividade física com frequência. Há grupos específicos de atividades físicas para idosos, respeitando o limite do corpo de cada um. Vale dança, hidroginástica, tai chi chuan, rádio taissô, pedalar, dança circular, ginástica, bocha, vôlei, tênis de mesa… Encontre a que tem mais a ver com você e pratique.

3) Leia! A leitura mantém o cérebro ativo e só traz benefícios. Ajuda ainda a evitar ou retardar o aparecimento de doenças neurológicas.

4) Faça amigos, converse, enfim socialize. De acordo com uma pesquisa da universidade de Harvard sobre felicidade humana, pessoas que se relacionam são mais felizes. A pesquisa reuniu mais de 250 pessoas e acompanha suas vidas há 70 anos.

5) Tome a vacina da gripe e tenha um esterilizador de ar em casa, ele elimina os ácaros, bactérias e fungos que contribuem nas doenças respiratórias.