6 dicas para diminuir o estresse e ter mais qualidade de vida

Informar

5 exercícios para tratar e prevenir dores nas costas

Por:
Alguns exercícios simples podem contribuir para evitar as incômodas dores nas costas
Alguns exercícios simples podem contribuir para evitar as incômodas dores nas costas

Dor lombar ou lombalgia, são nomes que podem soar incomuns no dia a dia, mas nada mais são que sinônimos da famosa “dor nas costas” tão conhecida de muita gente que infelizmente sente ou já sentiu ao menos uma vez na vida. Segundo a especialista Juliana Mouffron Bittencurt, professora da Smart Fit, existem exercícios físicos que podem aliviar esse incômodo.

“Os alongamentos são atividades que ajudam a reduzir a tensão muscular, promovendo o relaxamento e o alívio da dor.Além disso, existem exercícios de fortalecimento que estabilizam melhor a coluna”, explica Juliana Mouffron Bittencurt. “No entanto, os treinamentos devem ser orientados, preferencialmente, por um profissional da área respeitando a necessidade individual de cada aluno”, complementa a profissional.

De acordo com a especialista da Smart Fit, de um modo geral, no caso de alguém apresentar dores frequentes nas costas, o ideal é que não hesite em procurar ajuda médica. “O profissional indicará a melhor forma de tratamento e dicas que ajudarão a evitar a dor no dia a dia”, reforça Juliana. Confira cinco exercícios físicos para prevenir e tratar dores nas costas:

1) Ponte no solo

Com o cotovelo e a ponta dos pés apoiados no chão, mantenha-se por 30 segundos na posição contraindo sempre o abdômen.

2) Elevação de pélvica

Deitada de barriga para cima com as mãos apoiadas no solo e os joelhos flexionados, desça e suba lentamente a pelve sem encostar o bumbum no chão. Repita o movimento por 10 vezes.

3) Perdigueiro no solo

Com o joelho e a palma das mãos no chão, eleve a mão direita ao mesmo tempo em que estende a perna esquerda, de forma que fiquem paralelos ao chão. Mantenha-se por 30 segundos nessa posição e depois troque o lado.

4) Alongamentos isquiotibiais

Sentado com as pernas bem esticadas no chão e o tronco erguido, estique os braços para frente e abaixe suavemente o tronco sobre as pernas, tentando tocar as pontas dos pés com as mãos, mas sem flexionar os joelhos. Mantenha-se assim durante 15 segundos, descanse e repita por cinco vezes.

5) Alongamento

Em pé com as pernas juntas, dobre o corpo para frente mantendo as pernas esticadas. Permanecer 30 segundos nessa posição.