5 maneiras de expulsar toxinas do seu corpo

Algumas vezes, é necessário dar uma forcinha para o organismo cumprir essa função

Por: Redação | Comunicar erro

O corpo tem uma maneira sofisticada de expulsar as toxinas que envolvem o fígado, os rins, o sistema digestivo, a pele e os pulmões. Ainda assim, muitas vezes, é necessário estimular essa capacidade natural de eliminar as substâncias indesejáveis e sem utilidade.

Antes de explicar de que maneira isso é possível, é importante saber de que maneira essas toxinas vão parar no nosso organismo.

Sabe a fumaça dos automóveis e do cigarro, os cosméticos e os agrotóxicos? Tudo isso leva substâncias químicas, que acabam absorvidas pelo corpo. Seja ingerindo, inalando ou em contato com a pele. Acontece que essas toxinas afetam negativamente o corpo, podendo provocar doenças.

Mesmo que tenhamos órgãos excretores responsáveis por eliminá-las, algumas vezes, essa função tem a capacidade reduzida. É aí que entram algumas estratégias.

Alguns métodos estimulam o trabalho do sistema linfático, encarregado de limpar as toxinas em excesso.  Já outros tratam de auxilar nessa desintoxicação de maneira diferente. Todas são bem simples. Veja algumas:

Água

copo de água
Crédito: MonthiraYodtiwong/istockÁgua é o combustível primordial no processo de liberação de toxinas

Beber bastante água todos os dias é uma das ações que mais podem fazer bem para o seu corpo em vários sentidos. Além de levar nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células, a água – que está presente entre os componentes do plasma sanguíneo – ajuda a desintoxicar, transportando as toxinas para os locais de eliminação.

Por meio da urina, por exemplo, conseguimos colocar para fora boa parte das substâncias que estão em excesso ou que não possuem função em nosso organismo.

Exercícios físicos

Assim como a urina, o suor também carrega com ele excesso de toxinas, por isso a prática de atividades físicas aeróbicas regulares é tão importante. Além de todos os benefícios que já conhecemos, os exercícios estimulam a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema linfático.

Drenagem linfática

mulher recebendo drenagem
Crédito: :Ridofranz/istockDrenagem melhora a circulação sanguínea, melhora o inchaço e elimina toxinas

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a eliminar toxinas e líquidos ao estimular a circulação dos vasos linfáticos. Quem recebe uma drenagem até duvida que aquelas manobras de massagem tão suaves tenham um efeito tão bom, mas acredite: funcionam mesmo!

Os movimentos rítmicos e constantes aumentam a oxigenação dos tecidos e varrem o excesso de líquido e toxinas para as estruturas responsáveis em coletá-los.

Por ser uma técnica de massagem específica, a drenagem linfática deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados.

Sucos detox

Os sucos detox também funcionam fazendo uma verdadeira faxina no organismo. As combinações são inúmeras, basta escolher bem os ingredientes. Couve, hortelã, melancia, abacaxi, maçã, linhaça, gengibre, por exemplo, são ótimos componentes.

Mais fibras

pessoa tomando um café com frutas e alimentos integrais
Crédito: richiesd/istockProcure acrescentar mais fibras em suas refeições

As fibras alimentares – presentes em frutas, leguminosas, hortaliças e cereais integrais – funcionam como caminhões de lixo, recolhendo e levando consigo as toxinas que se acumulam no corpo. Além desse superbenefício, consumir fibras ajuda na regulação do apetite e regulariza a prisão de ventre.

Compartilhe: