Equilibre-se
Equilibre-se
Equilibre-se
logo

Equilibre-se

5 mudanças de atitude que ajudam a aliviar a ansiedade

Confira as armas para encarar de frente essa sensação angustiante

Por: Redação
Uso de redes sociais aumentam a ansiedade
Créditos: lolostock/istock
Uso de redes sociais aumentam a ansiedade

Ansiedade é um problema que afeta mais de 13 milhões de pessoas somente no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A doença atrapalha relacionamentos, mina a energia e aumenta os níveis de tensão.

Alguns estudos recentes ligam o problema ao uso demasiado de redes sociais, como o Facebook, Instragram e Twitter. Os jovens que passam mais de duas horas por dia navegando nessas redes estão, segundo cientistas de Cambridge, mais propensos a sofrerem problemas de saúde mental, sobretudo angústia,  ansiedade e depressão.

A boa notícia é que – apesar dos distúrbios de ansiedade serem um problema sério, que muitas vezes demanda acompanhamento de especialistas – é possível aliviar seus sintomas adotando atitudes simples na rotina. Confira algumas:

Incorpore exercícios físicos à sua rotina

Estudos têm mostrado que o exercício regular alivia os sintomas da ansiedade cotidiana e também ajuda a tratar distúrbios de ansiedade. Exercícios cardiovasculares, como correr ou andar de bicicleta, e exercícios de musculação podem ser bons aliados. “Se você se movimente você libera hormônio, aumenta testosterona, serotonina e oxitocina, que são os hormônios do prazer. Então, essa rotina de exercício ajuda a canalizar a ansiedade por uma válvula de escape”, afirma o médico psiquiatra Arthur Pimentel.

Aposte em meditação e yoga

Tanto a meditação quanto o yoga têm o potencial de melhorar sua capacidade de lidar com o estresse. Tanto um como o outro trabalham a respiração, que é uma das questões que pioram com a ansiedade.

Pense positivo

Aprender a pensar de maneira positiva também é um passo importante para lidar com a ansiedade, isso porque ela costuma causar um pensamento muito negativo. Existem formas de se treinar o cérebro pra isso. Ter o hábito de escrever diariamente em um bloco de anotações coisas pelas quais você é grato e passar mais tempo com pessoas positivas são algumas atitudes que podem ajudar.

Evite a produção de estímulos

A ansiedade é uma condição cumulativa. Quanto mais ansiedade você experimenta em sua vida diária, mais seus outros sintomas pioram. Isso significa que – durante crises de ansiedade – é recomendável evitar filmes de terror, lugares e pessoas que te despertam esse sentimento.

Encare sua ansiedade

Também é importante que você aceite sua ansiedade em vez de fugir dela. “Aprenda a falar sobre isso abertamente e não tente se esconder quando estiver sofrendo. Quanto mais você conseguir encarar sua ansiedade, mais fácil será para você superá-la”, afirma o psiquiatra Arthur Pimentel.