Aprenda a ler rótulos de alimentos para equilibrar suas refeições

Informar

6 mitos sobre o açúcar que talvez você ainda acredite

Por:

Eliminar todo o açúcar da dieta seria quase impossível. Frutas, batatas e outras fontes de carboidrato apresentam índices glicêmicos altos.  No entanto, na medida certa, o açúcar não é considerado inimigo. Para desconstruir algumas ideias erradas sobre seus efeitos em nossa saúde, desmistificamos 5 mitos que foram respondidos pela Ciência. Confira:

Ciência desmistifica vários mitos sobre o consumo de açúcar

Mito 1 – Açúcar em excesso é a causa direta de diabetes

O diabetes tipo 1 é causado por fatores genéticos e outras causas ainda desconhecidas.  Já o diabetes tipo 2, o mais comum no mundo, tem causa multifatorial e pode surgir роr predisposição genética, sedentarismo е obesidade.  “Não é o fato de comer especificamente açúcar que causa diabetes, mas sim o fato de comer em excesso qualquer alimento que acabe fazendo com que o peso da pessoa aumente”, esclarece a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Mito 2 – Açúcar é viciante

Existem múltiplos estudos conflitantes sobre o assunto, mas não há provas conclusivas de que o açúcar seja viciante. Um estudo francês publicado em 2013 relaciona o desejo por doces com o sistema de “recompensa” de nossos cérebros e por isso torna-se viciante. Mas outros médicos e pesquisadores contestam as descobertas desse estudo, afirmando que você só vê comportamento de vícios em roedores quando os animais estão restritos a comer açúcar por um determinado período de tempo a cada dia. Quando os sujeitos do teste são autorizados a comer açúcar sempre que quiserem – como humanos – as propriedades aditivas desaparecem.

MITO 3 – Açúcar faz crianças ficarem hiperativas

De acordo com um estudo publicado no jornal britânico “The Guardian”, do ponto de vista científico, não há nenhuma relação entre sua ingestão e súbitas explosões de hiperatividade em crianças.

Mito 4 – Açúcares refinados, mascavos е orgânicos ѕãо todos iguais

A principal diferença еѕtá nа forma dе produção. O açúcar refinado passa роr vários processos, que faz com que ele acabe perdendo parte de ѕеuѕ nutrientes. Já o mascavo possui melhor qualidade nutricional ѕе comparado ао refinado, pois como não passa pelo refinamento, conserva vitaminas е minerais. E o orgânico, por sua vez, não possui agrotóxicos, nem fertilizantes e é mais grosso e escuro que a versão refinada.

Mito 5 – Produto sem açúcar é isento de calorias

Quando você fala “sem calorias” em relação ao açúcar, você está falando de produtos nos quais geralmente foi substituído por algum tipo de adoçante. No entanto, o produto pode não ter açúcar, mas ter outros nutrientes (gorduras ou proteínas, por exemplo) que fornecem calorias. Para diferenciá-los, é necessário consultar os rótulos.

Mito 6 – O mais saudável seria eliminar açúcar por completo da dieta

Mito, pois a glicose é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas, claro que como todos os alimentos, o açúcar deve ser consumido com moderação e no contexto de uma alimentação variada e equilibrada.

Dicas para equilibrar o consumo de sal em suas refeições