7 mentiras que te impedem de começar a fazer meditação

Por: |
Meditar contribui para pacificar a mente e aumentar o poder de concentração

Sabe quando estamos em uma entrevista de emprego e o recrutador pergunta: “Qual o seu maior defeito?” Quem não está preparado acaba respondendo com um elogio disfarçado, com um ponto de melhoria suave, ou pior, com falsa modéstia.

Pode parecer surpreendente, mas quem procrastina para meditar tem o mesmo comportamento e dá respostas semelhantes, porém no lugar de ser para um estranho, faz isso consigo mesmo.

Quem não se conhece muito bem, tem dificuldade em admitir suas fraquezas. Tem medo que a exposição dos seus defeitos o prejudique, quando na verdade, o que atrapalha é a falta de sinceridade.

O curioso dessa metáfora é que meditar é uma das melhores maneiras de fazer você se conhecer melhor e ter serenidade para ir bem em uma entrevista de emprego, na carreira, nos estudos, nas relações interpessoais… Enfim, no que fizer sentido para você na sua vida.

Agora pense: o que te impede de começar a meditar agora?  Ricardo Ricchini,  treinador de Alta Performance, palestrante e professor de meditação da Pandora – Evolução Consciente, comenta sobre as 7 mentiras que te impedem de começar a meditar. Duvide de cada uma delas experimente ser autêntico:

1)

Essa “desculpa” revela a falta de habilidade para administrar suas obrigações. Oportunidades certamente estão sendo desperdiçadas e está faltando o importante cuidado de dedicar um tempo para você.

A clareza obtida com a meditação tem o poder de organizar sua rotina. Procure inserir esse novo hábito no seu dia a dia, mesmo que por poucos minutos.

2)

A inquietação, tão comum nos dias atuais, não é exclusividade de uma área da vida como o trabalho ou os relacionamentos. É consequência da excitação frequente do nosso sistema nervoso. Se conformar com uma existência estressante é sinal de alerta.

Meditar é um desafio? Tudo bem! Preste atenção na sua respiração. Note como ela se altera com qualquer indício de ansiedade. Tranquilize a respiração e a mantenha assim pelo tempo que puder. Esse controle é um excelente início do processo meditativo.

3)

O excesso de ocupações vem de uma mente inquieta e desorganizada. Nos consideramos produtivos ao fazer muitas coisas, quando na verdade não sabemos definir nossas prioridades.

Se as responsabilidades vêm à tona como um turbilhão quando você tenta meditar, troque por um passeio curto. Mas concentre-se nos passos que dá ou em ouvir os batimentos do coração. É um exercício simples para domar a mente.

4)

Ser exigente não vai atrapalhar somente a meditação. Vai dificultar seus relacionamentos, seus aprendizados, vai obstruir sua capacidade de flexibilização.

A meditação nos mostra como tudo é impermanente. O que parece perfeito hoje, deixa de ser quando você progride, então nada melhor que admitir suas limitações e ir em busca de melhorar sempre. Esse é o real caminho da perfeição.

5)

Ter excelentes ideias é valioso. Mas de nada servem no momento errado. Quando meditar, não se apegue ao que a mente lhe oferecer. Mantenha um foco de atenção e resista às tentações de escapulir. Essa determinação é o segredo para organizar sua mente a ser produtiva na hora certa.

6)

Talvez esse prestígio esteja escondendo uma falta de amor interno. O que é mais importante que você? De que adianta ser requisitado se não tiver tempo ou saúde?

A meditação traz foco, concentração e autodomínio. Dedique um tempo para você. São essas qualidades que lhe darão mérito para poder doar seu tempo em benefício dos outros.

7)

Toda vez que se estiver preocupado, faça a seguinte pergunta para si mesmo: eu posso mudar isso agora? Se sim, planeje e execute a mudança. Se não, passe para a próxima preocupação. Por motivos óbvios, foque apenas nas que você pode influenciar.

Essa atitude pode lhe trazer alívio e libertação… E talvez você possa perceber que se cuidar é justamente a preocupação que você está deixando de lado.

[tab:END]

A meditação melhora sua capacidade de intuir e de se colocar no lugar dos outros. Pacifica a mente e aumenta seu poder de concentração. Todas as mentiras que você conta para adiar a meditação te distanciam desses benefícios. E a única coisa que se pede é ficar em silêncio por alguns minutos.

Dê uma chance à meditação e perceba que tudo o que você precisa de verdade, já está dentro de você, te esperando para uma vida mais próspera e plena de felicidade.

Se você quer começar a meditar e não consegue sozinho, clique aqui e participe de um grupo de meditação gratuito semanal.

Compartilhe: