8 lanchinhos que ajudam a matar a fome de verdade

Confira algumas opções vão garantir saciedade e segurar a fome por mais tempo

Por: Redação Comunicar erro

Fazer lanches  ao longo do dia vai impedir que você coma em excesso na hora da sua refeição e – além disso – lhe dará a energia necessária para cumprir suas atividades. Mas a escolha desses alimentos deve ser bem pensada. Fibras, proteínas e gorduras boas são consideradas elementos-chave da saciedade, pois demoram mais para atravessar o sistema digestivo, ajudando você a ficar satisfeito por mais tempo.

Confira algumas sugestões de lanchinhos que ajudam a matar a fome de verdade:

Barra de cereais

Óbvio, mas muito funcional. A barra de cereais é um opção com poucas calorias, que – além de enganar a fome – faz o intestino funcional melhor. Então, é uma opção que continua valendo a pena carregar na bolsa ou mochila para comer quando a fome apertar.

Mingau de aveia

um prato cheio de mingau de aveia
Crédito: sabuhinovruzov/istcokMingau de aveia vale como uma refeição

Fácil de preparar, o mingau de aveia é riquíssimo em fibras que se expandem no estômago, dando a sensação de saciedade. Para deixar o lanche ainda mais nutritivo, coloque algumas frutas picadas.

Amêndoas

Apenas um punhado de amêndoas é uma rica fonte de antioxidantes, vitamina E e magnésio. Além disso, as amêndoas também aumentam os sentimentos de saciedade nas pessoas e ajudam no controle de peso, de acordo com um estudo apresentado em 2006 no Annual Obesity Society Scientific Meeting.

Só vale o exagero. Por serem de alto teor calórico, é recomendável apenas uma porção por dia de 30g a 40g por dia (mais ou menos 1 e 1/2 colher de sopa). Uma boa dica é colocá-las em saquinhos já com a porção certa.

Palitos de batata doce

Crédito: Getty Images/iStockphotoBatata doce assada

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico e uma ótima fonte de energia para o dia. Veja como fazer esse lanchinho para beliscar ao longo da tarde:

  •  1 batata doce
  •  Azeite
  •  Orégano a gosto

Depois de lavar as batatas, corte-as em palitos. Deixe de molho em água com algumas pedras de gelo por cerca de 10 minutos. Então, escorra e seque com papel toalha.  Leve ao forno alto pré-aquecido em uma forma untada e deixe assar por 20 minutos ou até dourar. Por fim polvilhe orégano e é só servir.

Wrap de tortilha ou pão folha

A tortilha ou o pão folha você encontra facilmente em grandes mercados. O recheio fica a seu critério. Confira uma sugestão vegetariana:

Em um disco de wrap passe uma camada fina de creme de ricota light ou creme de cottage light. Acrescente 2 folhas de alface, 2 colheres de sopa de tomate picadinho, beterraba ralada e 1 colher de sopa de farofinha de castanha do Pará. Enrole o Wrap, corte no meio e guarde numa embalagem fechada e coloque na geladeira.

Overnight oat

pote de vidro com aveia e frutas
Crédito: nata_vkusidey/istockPote com aveia, frutas e iogurtes

Esse é o nome em inglês para o preparo de aveia que mistura camadas de aveia, iogurte, frutas e outros ingredientes. É um lanche bem completo e rico em fibras, que controlam a chegada de energia em forma de glicose na corrente sanguínea.

Para fica mais fácil, você pode montar esse lanche em potes de vidro de conserva. Neles, você vai colocar camadas de frutas picadas, iogurte, granola, leite de aveia e o que mais vier à sua imaginação. Tampe e deixe na geladeira de um dia para o outro. Leve para o trabalho e faça um belo lanche.

Smoothie de abacate

dois copos de smoothie de abacate
Crédito: Lecic/istockRefeição rica em fibras e vitaminas

O abacate, principal ingrediente da receita, é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais e além disso, possui gorduras boas, que demoram mais para serem digeridas, proporcionando a sensação da saciedade por mais tempo.

Para essa receita, basta bater no liquidificador todos os ingredientes a seguir:

  •  Polpa de 1 abacate maduro;
  • 2 copos de leite de soja;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 1 banana
  • 2 xícaras de chá de suco de laranja;
  • Cubos de gelo.

Pão integral com abacate

Você também pode aproveitar os benefícios do abacate citados acima consumindo-o de outra forma. Que tal fazer substituir a manteiga ou margarina por um creme de abacate?

Basta amassá-lo e temperá-lo com sal, limão. Prefira o pão integral para aumentar ainda mais a saciedade.

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