Alguns alimentos nunca devem ir ao micro-ondas: mito ou verdade?

Como não há consenso sobre o tema, é bom pensar duas vezes antes de torcer o nariz para o aparelho que é uma "mão na roda" para muita gente

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Lisa Fotios/PexelsAlguns alimentos nunca devem ir ao micro-ondas: mito ou verdade?

Há muitas “fake news” rolando pelas redes sociais e a saúde é uma área que sempre vira alvo de boatos. Um dos rumores dão conta que alguns alimentos, se levados ao micro-ondas, podem fazer mal à saúde. Como não existe um consenso, é melhor pensar duas vezes antes de torcer o nariz para o aparelho.

De acordo com a professora Carmen Tadini, coordenadora do Laboratório de Engenharia de Alimentos da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e vice-diretora do Centro de Pesquisa em Alimentos, há informações desse tipo “absolutamente equivocadas”.

“Há sérios erros conceituais”, explica a professora. Ela diz que, até onde tem conhecimento, não existem alimentos contraindicados para micro-ondas.

Crédito: rawpixel.com/PexelsFaz mal aquecer leite no micro-ondas: será?

Arroz tóxico

Algumas informações veiculadas dão conta que arroz em temperatura ambiente aquecido no aparelho é tóxico, que as ondas destroem as proteínas do leite e que folhas escuras como o espinafre podem se tornar cancerígenas.

“A energia micro-ondas do forno doméstico não é sufiente pra quebrar ligações químicas, tampouco formar radicais livres”, alerta a especialista. “Então, não existe essa preocupação.”

Conforme Tadini, o aparelho esquenta o alimento porque a onda se propaga na cavidade, diferentemente do forno convencional, que aquece a comida devido à circulação de ar quente.

“[No micro-ondas] a molécula de água rotaciona, tentando acompanhar o campo eletromagnético, que muda 2.450 milhões de vezes por segundo. Por causa dessa rotação, o atrito provocado entre as moléculas aquece o alimento. Quanto mais água há no alimento, mais fácil é esse processo.”

Simples assim. E você, o que acha sobre o uso do micro-ondas? Deixe seus comentários em nossas redes sociais!

Compartilhe: