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Os alimentos que ajudam a melhorar a flora intestinal

Saiba quais alimentos incluir mais frequentemente na sua dieta

Por: Redação
kefir de leite
Crédito: dulezidar/istockAs bactérias benéficas do kefir melhoram a flora intestinal

Existem cerca de 40 trilhões de bactérias em nosso corpo, a maioria presente nos intestinos. E embora não possamos vê-las, a olho nu, não podemos subestimar o importante papel que essas bactérias intestinais desempenham não apenas em nossa saúde digestiva, como em nosso sistema imunológico como um todo. O que comemos, no entanto, pode influenciar e transformar completamente a qualidade da nossa flora intestinal.

Os prebióticos (nota: não probióticos) são um tipo de nutriente que são muito benéficos para promover a saúde intestinal. Essencialmente, os prebióticos são o combustível para as bactérias intestinais saudáveis, por isso é importante um consumo mínimo para manter as populações vivas e saudáveis. Os prebióticos ocorrem naturalmente em vários alimentos, confira alguns que vão ajudar a nutrir suas bactérias intestinais:

Feijão

O feijão é um grão com grandes quantidades de fibras e ferro. O tipo branco é ainda melhor, pois pode ter até o dobro da quantidade de fibras.

Aveia

A aveia contém um tipo único de fibra que nutre e restaura as bactérias intestinais saudáveis. Isso faz com que a aveia seja um ótimo alimento para comer todos os dias.

Polenta

Este carboidrato complexo à base de milho rico em fibras tem um componente fermentável

Aspargos

O aspargo ajuda a manter nossos probióticos e a prevenir certos tipos de câncer. Além disso, esse vegetal também é uma boa fonte de proteína, com cerca de 2 gramas nessa mesma quantidade.

Alho

O alho tem um composto que ajuda a combater os radicais livres que atacam a mucosa intestinal. Além disso, o alimento tem propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anticancerígenas.

Brócolis e outros vegetais crucíferos (couve, repolho e couve-flor)

Esses vegetais ajudam a manter o equilíbrio saudável na microbiota intestinal e aumenta a função de barreira do hospedeiro. Isso pode ajudar a prevenir doenças como alguns tipos de câncer e inflamação intestinal.

Linhaça

uma colher cheia de linhaça
Crédito: Getty Images/iStockphotoLinhaça é rica em fibras

Estas minúsculas sementes são ricas em fibras e podem ajudar a criar um ambiente dentro do intestino no qual as bactérias saudáveis ​​querem crescer e viver. Para obter o máximo desse alimento, é indicado moer as sementes e polvilhá-las nos alimentos.  O restante é preciso armazenar por até duas semanas em recipiente hermético na geladeira.

Bananas

Bananas restauram a saúde da comunidade bacteriana, conhecida como phyla, e podem reduzir a inflamação, devido aos altos níveis de potássio e magnésio.

Iogurte e kefir

Outra maneira de ajudar a manter suas populações de boas bactérias saudáveis ​​é comendo-as! Os iogurtes geralmente contêm bactérias intestinais saudáveis, mas é importante verificar os rótulos. Bons produtos não apenas especificam o tipo de bactérias boas, mas também a quantidade de boas bactérias.

Kefir é outro tipo de alimento, semelhante ao iogurte, contendo quantidades ainda maiores de bactérias saudáveis. Kefir está disponível em algumas lojas de alimentos saudáveis, outras pessoas fazem em casa.

Que alimentos evitar?

  • Alimentos ricos em gordura
  • Farinha branca – alimentos refinados
  • Antibióticos e laxantes
  • Álcool