Apps gratuitos que ajudam usuário a cuidar da alimentação

Informar

Alimentos que ajudam a aquecer o corpo nos dias frios

Por:

Com as temperaturas em queda, é difícil resistir a uma sopinha cremosa e uma a massa cheia de queijo ralado. Mas para aquecer o corpo nos dias frios, há outros alimentos que cumprem o mesmo objetivo e ainda garantem nutrientes, antioxidantes e potências imunológicas para o organismo. Confira em quais apostar:

Canela

Canela pode acompanhar chás e café

Além de servir para adoçar alimentos, o cafezinho e chás, a canela é uma poderosa especiaria que aumenta nosso gasto energético, aumentando a temperatura do corpo. Uma boa sugestão para consumir canela, é polvilhá-la em frutas e misturá-la em bebidas como  chocolate quente.

Gengibre

Gengibre também é um ótimo termogênico

A raiz também é outro alimento que acelera o metabolismo, ajudando a aquecer o corpo. O gengibre pode ser usado no preparo de sopas, caldos e bebidas.

Pimenta

Pimenta aumenta em 20% a atividade metabólica

Graças a uma substância chamada capsaicina, a pimenta – especialmente a vermelha – provoca aquela sensação de calor na boca. Consumida em uma quantidade maior, ela aumenta a atividade metabólica e a circulação, fazendo com que o corpo se sinta mais aquecido. O consumo de pimentas, no entanto, deve ser moderado. Pessoas com problemas no estômago devem evitar.

Oleaginosas

A substância arginina faz aumentar a vasodilatação

As oleaginosas, que incluem castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras, são ótimas opções para os intervalos das refeições.  Elas contêm arginina, substância responsável por aumentar a vasodilatação e provocar a sensação de calor.  Além disso, elas são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento.

Vinho Tinto

Vinho tinto contribui para a sensação de calor

A bebida também age como um vasodilatador que resulta na sensação de aquecimento da temperatura interna. Muitos médicos, inclusive, aconselham a seus pacientes uma tacinha da bebida diariamente. Por ser rico em antioxidantes, o vinho tinto elimina os radicais livres e protege o coração.