Alimentos saudáveis que devem ser consumidos com moderação

Quando o assunto é comida, equilíbrio é a melhor recomendação

Por: Redação |

Manter uma dieta saudável é muito importante, isso não significa, no entanto, que é preciso comer apenas alimentos saudáveis o tempo todo.  A Academia de Nutrição e Dietética (AND), maior organização de profissionais de nutrição dos Estados Unidos, sugere a ideia de comer certos alimentos com moderação. Isso implica que é aceitável comer bolacha recheada, fritura ou tomar um sorvete, mas contanto que sejam pequenas porções e não regularmente.

Acontece que até mesmo os alimentos saudáveis devem ser consumidos com moderação, pois o perigo está na dose.

Nós rastreamos alguns, que – embora contenham bons nutrientes – é preciso comer com certo controle e equilíbrio:

1. Atum

O atum enlatado é pode ser adicionado à sua dieta. Proteína rica e alta quantidade de ácidos graxos ômega-3, este peixe pode ser acrescentado a sanduíches e saladas para uma refeição saudável. No entanto, é preciso moderação, já que esse alimento é responsável por altos níveis de mercúrio, que é particularmente prejudicial para as mulheres grávidas por representar riscos para a saúde do feto.

2. Abacate

Divulgação

Como toda fruta, o abacate é muito nutritivo e bom para a saúde, mas requer atenção especial, pois é extremamente calórico. Míseras 100g de abacate contêm 96 calorias.

3. Oleaginosas 

várias oleagionosas em colheres

Nada de comer nuts como se fossem pipoca. As oleaginosas no geral, como nozes, castanhas, macadâmias e pecãs, são muito calóricas. No caso específico da castanha-do-pará, por conter uma alta concentração de selênio, pode provocar uma condição tóxica chamada selenose. Uma porção segura é consumir, no máximo, 2 por dia.

4. Granola

A granola, se inserida na alimentação de maneira equilibrada fornecerá uma série de benefícios à saúde, já que é rica em nutrientes e fonte de energia e fibras. No entanto, é preciso moderação e observar os rótulos, porque dependendo da elaboração, pode conter alto valor calórico.

5. Açaí

Uma tigela de açaí pode representar uma bomba de calorias, considerando que muitas vezes são acrescidos mel, granola e xarope. Então, na mesma medida que o açaí é um alimento supernutritivo, ele pode engordar muito. Embora menos interessante, comer a polpa pura pode é mais saudável e uma boa opção para quem está tentando controlar o peso.

açai

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