10 dicas de duas corredoras para você evoluir nos treinos

Informar

Aplicativos de mindfulness para desenvolver a atenção plena

Com meditações curtas e guiadas, usuários conseguem praticar em diferentes momentos do dia

Por: Redação
homem deitado na grama com o fone de ouvido conectado no celular
Crédito: martin-dm/istockQue tal usar o smartphone para trazer a atenção para o aqui e agora?

Mindfulness é a palavra do momento – mas é muito mais do que uma tendência passageira. É uma abordagem aprovada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido para ajudar a lidar com a ansiedade, insônia e aprimorar o foco e a atenção.

A prática de mindfulness é um exercício que busca limpar os pensamentos, tornando quem pratica profundamente consciente de si mesmo e do seu entorno. A consequência da prática – quando bem feita – é o relaxamento e uma resposta positiva ao estresse.

O exercício não é fácil, mas vários aplicativos ajudam quem quer fazer a primeira incursão no mindfulness. Selecionamos alguns fáceis de usar e que disponibilizam todo o conteúdo ou pelo menos parte dele gratuitamente.

Confira os app de mindfulness:

Medite.se

Medite.se

Video tutorial para aplicativo de meditação Medite.se, com dicas de como meditar melhor, a partir do local ideal, postura e respiração.

O Medite.se é a introdução à meditação de forma simples e guiada. A primeira sessão dura 8 minutos, sendo que é possível baixar os áudios e ouvir off-line. O app ajuda a treinar a mente quando usado diariamente por poucos minutos. O app é em português e totalmente gratuito.

Disponível para iOS Android.

Omvana

Omvana – The Most Powerful Meditation Platform

Omvana brings the World’s Best Transformational audios into your life to help you meditate, inspire yourself, focus, relax and sleep better. Learn more at www.Omvana.com

O app dispõe de um acervo com milhares de meditações, sendo 70 delas gratuitas. Para os iniciantes, há uma sessão de oito minutos, ideal para ser feita no primeiro dia. Algumas sessões ajudam no foco, outras a dormir melhor, mas todas funcionam como treinamento para a mente.

Disponível para iOS e Android.

WeMind

Meditação Matinal do App WeMind – Supere os sintomas da Ansiedade!

Começar a manhã meditando é uma das melhores formas de conquistar mais Performance, Saúde e Bem Estar para seu dia. Para ter acesso a essa meditação e a uma Manual Completo de Como Meditar, baixe o aplicativo WeMind. Disponível para iOS e Android.

Criado por médicos psiquiatras da Universidade de São Paulo (USP), o app dispõe de exercícios para melhorar a atividade mental e facilitar que o usuário mantenha a atenção e o foco por mais tempo.  O primeiro ciclo de aulas e meditações é gratuito. A assinatura que dá acesso aos demais ciclos é R$ 15 mensais.

O app possui aba de check up diário que permite que o usuário acompanhe seu desenvolvimento mental.

Disponível para iOS e Android.

Meditação Já

O app também apresenta meditações guiadas em português que ajudam a relaxar, acalmar e diminuir a ansiedade. São diversos áudios customizados para os diferentes momentos do dia, como acordar, relaxar, dormir, viajar, trabalhar, ficar em casa, caminhar e também para momentos de estresse.

Disponível para iOSAndroid.