Apps ajudam a acompanhar índice e carga glicêmica dos alimentos

Por: Redação Comunicar erro

Monitorar o índice glicêmico e a carga glicêmica dos alimentos é útil na luta contra a obesidade e no controle dos riscos de diabetes, doença arterial coronária e degeneração macular relacionada à idade. Muitos aplicativos hoje em dia facilitam esse controle apresentando lista de alimentos e seus índices glicêmicos e calculadora de carboidratos e de refeições.

Antes de conhecer essas ferramentas, é preciso entender a diferença entre esses termos: índice glicêmico e carga glicêmica.

O índice glicêmico (IG) refere-se à medida da velocidade que um carboidrato é absorvido pelo organismo e altera a glicemia, que é o nível de açúcar no sangue. Esses valores são divididos em três classificações:

Baixo índice glicêmico: menor ou igual a 55
Médio índice glicêmico: entre 56 a 69
Alto índice glicêmico:  é maior ou igual a 70

A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos pode ser consultada neste link.

Alimentos com baixo índice glicêmico, como a batata doce, arroz integral, cereais e leguminosas como feijão, evitam picos de insulina e mantém saciedade por mais tempo depois da refeição.

cereais e leite
Crédito: cobraphoto/istockCereais estão entre os alimentos com baixo índice glicêmico

Já a carga glicêmica (CG) indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento. Quanto mais carboidrato, maior será a alteração na glicemia.  A carga glicêmica é classificada em:

Baixa carga glicêmica: valores até 10
Média carga glicêmica: valores de 11 a 19
Alta carga glicêmica: valores a partir de 20

A carga glicêmica é importante porque nem sempre um alimento com alto índice glicêmico vai ser capaz de alterar a glicemia de forma ruim. Por exemplo, a melancia tem um alto índice glicêmico e uma carga glicêmica de apenas 4, o que significa que uma fatia de melancia não tem carboidrato suficiente para elevar muito a glicemia.

É possível descobrir a carga glicêmica de um alimento através da seguinte equação:

CG = IG x teor carboidrato disponível na porção/100

Para facilitar esse acompanhamento tanto da carga glicêmica, quanto do índice glicêmico, separamos  alguns aplicativos indicados pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Confira:

Gliconline.net: disponível para iOS e Android.

SBD: disponível para iOS e Android

FatSecret: disponível para iOS e Android

MyFitnessPal: disponível para iOS e Android

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