Apps gratuitos que ajudam usuário a cuidar da alimentação

Por:

Seja para seguir uma dieta, fazer escolhas equilibradas ou controlar o ganho de peso, os aplicativos podem ser uma mão na roda. Alguns sugerem cardápio, comparam alimentos, e até lembram o usuário a hora que ele deve beber água e comer algo.

Para te ajudar a cuidar melhor da sua alimentação, selecionamos 6 apps que estão disponíveis gratuitamente. Confira a lista e experimente!

Nutra bem

O app possui uma ferramenta que possibilita a comparação rápida entre vários tipos de alimentos, facilitando escolhas mais saudáveis no dia a dia. Dá para comprar, por exemplo, arroz normal com o arbóreo, o sete cerais e o integral. No resultado, ele informa a quantidade de energia, carboidrato, fibras e sódio de cada um.

O app ainda funciona possui um feed atualizado com receitas, dicas e atualidades para manter a alimentação em dia.
Disponível para Android e iOS.

Tecnonutri

Com essa ferramenta, é possível acompanhar sua dieta com o diário de alimentos e entender como anda sua nutrição a partir do controle da ingestão de carboidratos, fibras, proteínas e gorduras. Além disso, o app tem uma espécie de rede social em que os usuários compartilham fotos, receitas e dicas de alimentação e saúde.

Disponível para Android e iOS

Gerenciador Saúde – Dr. Ícaro

O app funciona como um gestor de alimentação, lembrando o usuário de comer a cada 3 horas e beber água durante o dia. Também disponibiliza dicas constantes e atualizadas de, via posts, textos, áudios e vídeos.

Disponível para Android e iOS.

Mapa de Feiras Orgânicas

O aplicativo indica para o usuário as feiras orgânicas espalhadas pelo Brasil que estão mais próximas dele. A ferramenta foi criada para facilitar o acesso a esses alimentos, produzidos localmente e comprados direto do produtor. Além disso, o app também identifica receitas associadas a alimentos de época e regionais e apresenta informações interessantes sobre o ingrediente principal da receita.

Disponível para Android e iOS.

FoodKeeper

Esse aplicativo, desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, alerta sobre o prazo de validade dos alimentos. O usuário fica sabendo, por exemplo, se ainda é seguro consumir aquela sobra do almoço de dois dias. O app ainda indica as melhores formas de armazenar alimentos e bebidas, para estender a vida útil de ambos.

Disponível apenas em inglês para Android e iOS.

Receitas vegetarianas

Este aplicativo é para quem adotou a dieta vegana. Ele indica receitas e as separa por níveis de dificuldade (baixa, média, elevada ou muito elevada).

Disponível para Android.