Descubra o que são e onde encontrar os ‘alimentos anti-idade’

Informar

Aromaterapia pode amenizar enxaqueca e outras dores

Por:

Inspirada na medicina tradicional chinesa, a aromaterapia usa óleos essenciais naturais para levar o bem-estar e amenizar os sintomas de diversas doenças e dores físicas e emocionais. Entre essas aflições, ela pode diminuir significativamente a enxaqueca.

Essências sintéticas não possuem efeitos terapêuticos

Segundo a especialista Sâmia Maluf, as essências sintéticas não possuem efeitos terapêuticos. “Não cheiros, mas, sim, a ação dos óleos essenciais”, afirmou.

“Como os óleos essenciais são substâncias químicas –contendo moléculas de hidrogênio, carbono e oxigênio– , elas formam os ativos terpenos e terpenoides, que possuem ações farmacológicas e psicofarmacológicas, além de agirem na área cosmética.”

Em seus anos de clínica como psicóloga, Sâmia acompanhou de perto a eficiência da aromaterapia em sintomatologias, como as dores de cabeça e a fotofobia. Esses sintomas são particularmente incômodos nos períodos de ovulação. O óleo de hortelã pimenta (Mentha piperita) é um dos melhores óleos para tratar essas dores, mesmo as mais severas.

“O correto é usar apenas uma gota de óleo essencial em lenço de papel e inalar por alguns segundos”, conta. “Também poderá passar o óleo nas têmporas usando o dedo indicador. Essas são formas bem específicas de usar o óleo essencial de hortelã pimenta, para dores de cabeça e enxaquecas”.

A aromaterapia, no entanto, não se limita a combater a dor de cabeça. Sâmia indicou outros óleos essenciais.

Aromaterapia alivia diversas dores
  • Leia também:

Cromoterapia: entenda como o uso das cores pode melhorar seu dia