Treinamento funcional: os benefícios e quem pode fazer

Informar

4 atitudes erradas que estão deixando o seu metabolismo lento

O metabolismo vai diminuindo com a idade, mas alguns hábitos também podem prejudicá-lo precocemente

Por: Redação
personal trainer medindo cirfunferência da barriga de uma mulher
Crédito: Motortion/istockQuem tem o metabolismo mais lento costuma ter mais dificuldades de emagrecer

Antes de qualquer coisa, para ficarmos na mesma página, é importante esclarecer o que é o metabolismo. Esse é o nome dado para um processo metabólico de consumo de calorias que o corpo mantém quando está em repouso. Seu funcionamento pode ser mais ou menos eficiente. Quando essa taxa cai, o corpo não consegue queimar tantas calorias, daí a dificuldade em perder peso.

De acordo com a nutricionista Lara Natacci, as mulheres possuem metabolismo mais baixo que os homens e uma série de fatores influenciam seu funcionamento, como idade, sexo, composição do corpo e estado de nutrição. “Há uma diminuição do metabolismo com o avanço da idade, na desnutrição, na hipoatividade (diminuição da atividade) das glândulas, e em algumas doenças”, explica.

Segundo ela, pessoas com maiores taxas de gordura corporal também possuem gasto energético menor. Além disso, há algumas atitudes e hábitos que podem jogar contra o metabolismo e deixar seu funcionamento mais lento. Confira quais são:

Dormir pouco

Quando não dormimos o suficiente para o nosso corpo descansar, as chances do metabolismo ficar lento são maiores, aumentando a probabilidade de ganhar peso.

Beber pouca água

A água não está diretamente ligada ao metabolismo, mas ela pode, sim, interferir, pois beber água ajuda a consumir menos calorias. De acordo com a coach de emagrecimento Jeanne Lima, isso acontece porque nossa mente confunde sede com fome.

Para saber se está tomando a quantidade ideal para você,  Jeanne recomenda observar a cor da urina. “Urina bem clara, quase transparente e com pouco odor significa que  você provavelmente está bem hidratado. Urina amarelo forte, pouca quantidade e com odor intenso significa você está precisando aumentar a ingestão de água”, indica.

Passar muito tempo sentado

pessoas sentadas trabalhando
Crédito: monkeybusinessimages/istockDepois de ficar muito tempo sentado, o corpo liga o “modo repouso”, deixando metabólica mais lenta

Em muitas profissões, as pessoas passam longos períodos de tempo sentadas, mas esse é um fator determinante para deixar o metabolismo mais lento. “O ideal é levantar a cada uma hora para andar, ou subir escada, ou dar 10 pulos”, indica a coach.

Ficar sem comer por muito tempo

De acordo com a nutricionista Lara Natacci, longos períodos de jejum também podem diminuir o gasto calórico. O que acontece é que com a ingestão de poucas calorias, o corpo sente que o alimento é escasso e reduz a velocidade e intensidade da queima de calorias.

Diet e light: entenda de uma vez a diferença entre eles