Benefícios da pasta de amendoim, alimento queridinho dos atletas

Apesar de saudável e trazer inúmeros benefícios, alimento deve ser aliado a uma dieta equilibrada, com prática de atividade física

Por: Redação
pasta de amendoim no pote de vidro
Crédito: Bhofack2/istockPasta de amendoim oferece diversos benefícios à saúde

Velha conhecida dos norte-americanos, a pasta de amendoim integral vem conquistando cada vez mais adeptos da vida fitness no Brasil. E tem muitas razões para isso. O alimento é rico em gorduras boas, ômega-6, fonte de proteína, além de ter baixa carga de carboidratos, assim como a maioria das castanhas.

Se você ainda tem dúvidas do que é feita essa pasta ou manteiga, como também é conhecida, vamos destrincha-la aqui. Basicamente, o produto integral é feito só de amendoim torrado e triturado até ganhar a consistência cremosa.

No entanto, é preciso ficar atento, pois algumas marcas comerciais adicionam vários ingredientes, como açúcar, óleos vegetais e gordura hidrogenada.

Para quem vai comprar em vez de fazer em casa, os nutricionistas recomendam observar o rótulo e procurar escolher uma que não tenha gordura hidrogenada. É bom lembrar também que a ordem em que os ingredientes aparecem na embalagem tem relação com a quantidade contida no produto. Ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade.

É claro que nem todo mundo pode consumir amendoim. A alergia à leguminosa é uma das mais comuns e chega a representar 90% dos casos de alergias alimentares. Mas para quem não sofre com isso, são inúmeros os benefícios da pasta feita com a oleaginosa . Descubra alguns:

Ajuda no ganho de massa muscular

Por ser fonte de proteína e de energia bastante equilibrada, a pasta ajuda no ganho de massa muscular, sem estimular o acúmulo de gordura.

“Ela tem uma alta densidade calórica, isso quer dizer que em um volume pequeno oferece alta quantidade de calorias. Em duas colheres de sopa, você tem cerca de 200 calorias. E quando se está fazendo dieta para ganhar massa muscular (hipertrofia), é necessário aumentar uns 500 a 600 calorias no nosso VET (Valor Energético Total), levando em consideração também o gasto energético do treinamento na academia”, explica a nutricionista Patrícia Leite.

Favorece o sistema imunológico

Outro benefício interessante é que, por ser fonte de gorduras boas, como o ômega-3, a pasta de amendoim ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir a inflamação no corpo.

Previne cãibras

O responsável por isso é o magnésio, um nutriente também presente e importante para os músculos.

Rica em vitaminas e minerais

A manteiga de amendoim é bastante nutritiva. Uma porção de 100 gramas de manteiga de amendoim fornece muitas vitaminas e minerais, tais como:

  • Vitamina E
  • Vitamina B3 (niacina)
  • Vitamina B6
  • Folato
  • Magnésio
  • Cobre
  • Manganês
  • Biotina
  • Vitamina B5
  •  Ferro
  • Potássio
  •  Zinco
  • Selênio

Fornece energia para o corpo

A presença de vitaminas do complexo B melhora o funcionamento das mitocôndrias, que são partes das células responsáveis por fornecer energia para o corpo.

Pasta de amendoim no pré ou pós-treino?

Uma dúvida comum é quando comer a pasta de amendoim. Antes de ir treinar ou depois?

De acordo com a nutricionista Patrícia Leite, o alimento não é bem-vindo no pós-treino. “É aquele momento em que o corpo está na janela anabólica, que precisa ter absorção dos nutrientes o mais rápido possível para a corrente sanguínea, para que eles estejam disponíveis para o tecido muscular se recuperar. E como a gordura leva mais tempo no estômago para ser liberada para a corrente sanguínea, então, não é uma boa opção nesse momento”, explica a nutricionista.

Já no pré-treino pode ser interessante comer uma banana com pasta de amendoim. Embora a banana tenha um índice glicêmico alto, com a gordura da da manteiga, a absorção do carboidrato da banana será mais lenta.

É importante dizer, no entanto, que – como o amendoim é um alimento calórico – é importante aliar seu consumo com uma dieta equilibrada e prática de atividade física.

Descubra mais sobre o valor nutricional da pasta de amendoim neste vídeo:

Compartilhe: