Chás que não podem ficar de fora da sua lista no inverno

Por: Redação
Uma das bebidas mais consumidas nas estações frias, o chá é um aliado do bem-estar

Na Medicina Ayurveda, os chás de ervas têm um papel importantíssimo na manutenção da saúde. Desde a China Antiga, há relatos que comprovam os mais diversos benefícios. Além de ajudar na boa digestão, a água quente transporta substâncias benéficas para o corpo e estimula a eliminação de toxinas.

As vantagens de tomar essas infusões são ainda mais significativas durante o inverno, pois as ervas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combater gripes e alergias. No entanto, vale dizer que nem todas as ervas são indicadas para mulheres grávidas ou lactantes. É importante que a mãe consulte o obstetra ou um fitoterapeuta antes de optar por algum.

Abaixo, seguem alguns sabores de chás ideais para provar no inverno:

Para prevenir resfriado

  • Chá de gengibre

O chá feito com gengibre é um ótimo antigripal que ajuda a proteger o organismo e aumentar a temperatura do corpo. Além disso, possui ação anti-inflamatória e é usado para aliviar dores de garganta. Para potencializar ainda mais o efeito, é interessante acrescentar pimenta cayena, limão e mel.

  • Chá de alecrim

O alecrim também é outra erva que atua no fortalecimento do sistema imunológico, afastando a possibilidade de um resfriado aparecer. E para quem já está com gripe, esse chá também ajuda a amenizar os sintomas.

Para tratar tosse ou muco

  • Chá de hortelã

O mentol, presente na hortelã, tem ação expectorante, o que ajuda no alívio da tosse, congestão nasal e na eliminação de muco.

  • Chá de alecrim

O chá de alecrim também tem ação expectorante e combate a tosse acompanhada de catarro.

Para digestão

Durante o inverno, o corpo precisa trabalhar mais para produzir calor e manter a temperatura interna por volta dos 37 graus. Por isso, a sensação de fome aumenta, nos obrigando a comer mais alimentos ricos em gordura. Os chás, nesse caso, podem ajudar, melhorando a má- digestão. Confira os mais indicados:

  • Chá verde

Tomar chá verde logo após as refeições também é um hábito que ajuda na digestão. Isso acontece porque ele estimula a produção de ácidos estomacais, aliviando aquela sensação de estômago cheio.

  • Chá de boldo

Nossas avós tinham razão, chá de boldo é tiro e queda para má-digestão.  Suas propriedades medicinais estimulam o fígado a metabolizar as gorduras, tornando-as mais fáceis de serem digeridas.

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