Como começar a meditar seguindo 4 passos

Aprenda a tranquilizar sua mente e alcançar o estado de atenção plena e relaxamento

Por: Redação

Quando você conhece o básico da meditação, a prática pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento. No parque, em casa, no caminho para o trabalho e no próprio escritório, em frente ao computador. Meditar não é um bicho de sete cabeças e qualquer um pode tirar proveito do estado meditativo.

Diferente do que muitas pessoas têm em mente, meditação não exige silêncio, nem estar sentado na posição de lótus. Meditar significa focar a mente por um período de tempo e não pensar em nada, com o objetivo de alcançar sensações de relaxamento e paz interior. E isso pode ser conseguido em qualquer situação quando já se tem experiência.

mulher sentada meditando
Crédito: PeopleImages/istockAlgumas técnicas simples ajudam a alcançar o estado meditativo

Para quem está começando, pode parecer difícil e, na verdade, é. No início, meditar representa um desafio para a mente, pois exige muita concentração e capacidade para aquietar os pensamentos. Mas, de acordo com os praticantes, uma vez que se conhece o básico e treina isso, a meditação flui normalmente.

Benefícios da meditação

Embora muito relacionado ao combate ao estresse e aumento da concentração, a meditação inclui um leque grande de outros benefícios. Pesquisas já mostraram que, com o tempo, a prática pode ser eficiente contra uma série de problemas crônicos de saúde, incluindo transtornos mentais como depressão e ansiedade, pressão alta, insônia, doenças cardíacas, entre outras.

É importante dizer que há diferentes tipos de meditação, incluindo a guiada, a do mantra, da atenção plena ou mindfulness, entre outras. Todos têm como o objetivo de despertar a atenção e um estado de relaxamento corporal e mental.

Para te ajudar a começar a prática, fizemos um guia com os quatro pontos essenciais. Escolha um horário que funcione melhor para você e faça o teste:

1. Encontre uma posição confortável

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O primeiro passo é relaxar o corpo. Isso não significa necessariamente que você deva sentar-se naquela famosa posição de lótus, com as pernas cruzadas. O importante é que a posição seja confortável para você e que, com o passar do tempo, não sinta as pernas formigando.

Para quem está começando, uma opção indicada é sentar-se em uma cadeira com a postura ereta, preferencialmente com as costas distantes do apoio.

Então, sinta cada parte do seu corpo relaxar, começando pelos pé. Na sequência,  vai soltando os músculos do tornozelo, joelho, coxas e assim em diante.

2. Faça uma respiração consciente

Respirar é algo automático e, muitas vezes, fazemos de maneira agitada, mas aqui a ideia é mudar isso e respirar profundamente. Procure concentrar a atenção no ar entrando e saindo das narinas em ritmo natural.

3. Escolha algo para focar a mente

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Escolha um objeto de concentração, pode ser alguma coisa que sua mente visualizar. Sua atenção deve ficar inteiramente focada neste objeto específico. Por exemplo, se você visualizar um lápis, você deve imaginar como se nada mais existisse no mundo, a não ser esse lápis. Procure apensa assimilar esse objeto.

Após alguns segundo, é normal que surjam outros pensamentos e sua mente comece a divagar. Apenas volte sua atenção à sua respiração e ao objeto de concentração, até que aos poucos seus pensamentos se aquietem.

4. Sinta o estado de relaxamento puro

Enquanto respira e contempla o estado de relaxamento físico e mental alcançado, lembre-se de tudo pelo que você é grato. Então, volte a deixar que sua mente faça o que quiser. Observe os sons ao redor e, trazendo sua atenção de volta para o corpo, abra seus olhos gentilmente.

Para sentir os benefícios da meditação, faça com que a prática se torne uma rotina. Separe um período do seu dia e se dedique por pelo menos 5 minutos, depois vá aumentando progressivamente esse tempo para 15 ou 20 minutos.

No começo da prática, vídeos de meditação guiada podem te ajudar. Confira alguns: