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Como controlar o seu vício em smartphone

Por: Redação
Usuários checam seus celulares, em média, mais de 100 vezes ao dia

Pergunta rápida: você está lendo esse texto na tela do seu smartphone? Se a resposta for sim, você certamente não é uma exceção. O uso desse dispositivo já se consolidou como o meio preferido de acesso à internet. Diversos estudos de empresas de aplicativos estimam que os usuários consultam seus aparelhos, em média, mais de 100 vezes ao dia.

O hábito é visto com ressalvas por psicólogos e psicanalistas porque o uso em excesso, além de impactar a vida social dos usuários, aumenta as chances de depressão, ansiedade, insônia e impulsividade. Isso foi o que mostrou um estudo da Universidade da Coreia do Sul.

Além disso, exames de ressonância magnética revelaram que a dependência provoca alterações no equilíbrio químico do cérebro.

O assunto é tão sério, que até a Apple – a segunda maior fabricante de smartphones do mundo – anunciou recentemente um recurso para combater o vício. São ferramentas que permitem que o usuário controle o tempo gasto em cada aplicativo.

No final do dia, o recurso apresenta um relatório diário com a relação das horas em cada atividade. A ideia é que o próprio usuário defina o seu limite.

Movimento pela desintoxicação digital

A oposição ao uso excessivo de smartphone vem ganhando cada vez mais apoio de peso. O ex-executivo do Google Tristan Harris se revoltou com o funcionamento da empresa, ao vê-la investindo toda energia para tornar os produtos cada vez mais viciantes, e encabeçou um movimento chamado Time Well Spent (Tempo Bem Aproveitado, em tradução livre).

Ao lado de outros ativistas, ele começou a propagar uma nova visão sobre nosso relacionamento pessoal com a tecnologia. Sua opinião já ecoou entre CEOs, políticos e até investidores do Vale do Silício.

Para desintoxicar, Harris aponta alguns passos, veja alguns deles:

  1. Deixar a tela cinza

Tela inicial com ícones todos cinzas
Tela cinza chama menos atenção

O objetivo de deixar a tela em tons de cinza é torná-la brilhante e menos estimulante.

  1. Desativar todas as notificações que não forem pessoais

Notificações aparecem em pontos vermelhos porque vermelho é uma cor que chama a nossa atenção. Mas a maioria das notificações é gerada por máquinas, não por pessoas reais. Elas mantêm nossos telefones vibrando para nos atrair de volta para os aplicativos.

  1. Fazer a limpa na sua tela inicial

Verifique quais aplicativos você realmente usa quase todos os dias e tire o restante da sua tela inicial. Segundo Harris, muitos deles, usamos sem necessidade só por estarem no nosso campo de visão.

  1. Comprar um despertador ou deixar o celular carregando fora do quarto

80% dos proprietários de smartphones relatam verificar seus telefones pela manhã. Embora definir um alarme sem desbloquear o smartphone seja útil, é melhor usar um despertador para isso e não o telefone. Harris também aconselha a deixar o celular fora do quarto na hora de ir dormir.

Essas são apenas algumas das estratégias propostas por ele. No TED Talks, o ex-funcionário do Google ainda falou sobre outras dicas e fez uma reflexão sobre o assunto. O vídeo está legendado em português.

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