Informar

Entenda como os exercícios afetam o humor e a energia

A Ciência já comprovou que praticar qualquer atividade física dá um ânimo quase instantâneo

Por: Redação
jovem dando estrelas na areia da praia
Prática de exercícios físicos produz reações químicas capazes de deixar as pessoas mais felizes

Se você estiver sentindo-se cansado, com sono e ou sem energia, esqueça as doses extras de café e o aconchego de sua cama e vá malhar. Vários estudos apontam que a chave para aumentar a disposição e mudar o humor é a prática de atividades físicas.

Mas você já se perguntou como os exercícios afetam o humor e o bem-estar?

infográfico explicando como funciona a endorfina no corpo
Os efeitos da endorfina no corpo

É simples, os exercícios aumentam os níveis de endorfina. Essas substâncias são liberadas quando há uma explosão de energia e são elas as responsáveis pela sensação de prazer. Por isso, quando você termina qualquer atividade na academia ou uma corrida ao ar livre, sente aquele gostoso estado de recompensa e ânimo quase instantâneos.

Além disso, já ficou comprovado que os benefícios dos exercícios físicos também têm reflexo sobre a saúde mental e psicológica. De acordo com pesquisas, a prática regular de atividades físicas está associada à menor incidência de depressão. Um estudo publicado em 2013 na revista Neuropsychobiology mostrou que o exercício está associado à liberação de neurotransmissores e proteínas chamados fatores neurotróficos, que fazem com que os nervos façam novas conexões, melhorando a função cerebral e reduzindo os sintomas depressivos.

Os benefícios sobre o aspecto social também é algo que vale lembrar. Ir ao parque, à academia ou à praça para praticar qualquer atividade física faz com que haja interação com outras pessoas. De acordo um estudo publicado no periódico Perspectives on Psychological Health, a solidão e o isolamento social estão associados a um aumento do risco de mortalidade precoce.

Efeitos sobre a energia

gif de uma mulher pulando corda

Qualquer exercício ou atividade física que aumenta a frequência cardíaca e o fluxo de sangue é capaz de aumentar o nível de energia do praticante. “Exercícios cardiovasculares fortalecem o coração e dão mais vigor e resistência ao longo do dia”, explica o personal trainer Thiago Cardoso.

A atividade física também proporciona uma melhor noite de sono e, quando isso acontece, o resultado é uma sensação revigorante no dia seguinte, que tende a durar o dia todo. Um estudo publicado em abril de 2015 no Journal of Sleep Research analisou pessoas com insônia que se envolveram em um mínimo de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ao longo de uma semana. Os pesquisadores descobriram que essa quantidade de atividade física estava associada não apenas a uma redução significativa na gravidade dos sintomas de insônia, mas também a uma elevação no humor.

Mas exercícios de baixa intensidade como o yoga também mostraram benefícios potenciais quando se trata de humor. Pesquisas sugerem que a prática pode ajudar a reduzir a depressão e a ansiedade.

“É importante dizer que não importa a idade ou o nível de preparo físico da pessoa. Qualquer um pode colher os benefícios da prática da atividade física e se sentir melhor”, afirma o personal trainer.