Dinacharya: como sua rotina influencia na sua qualidade de vida

Por:
Meditar é uma prática recomendada das 6h às 10h

A vida em grandes centros urbanos costuma ser caótica com uma rotina repleta de atividades que muitas vezes gera um desequilíbrio e acaba comprometendo a saúde em algum momento da vida.

Nesse sentido o Dinacharya, também conhecido como rotina diária ayurvédica, propõe que pequenas ações ao serem realizadas diariamente tornam-se hábitos, aumentando a energia vital (prana), prevenindo contra desequilíbrios e promovendo a saúde a favor da qualidade de vida.

Dinacharya também propõe que os indivíduos vivam em sintonia com ritmo do universo. Assim, também faz parte da prática a observação dos horários do dia que são regidos por períodos cíclicos: acúmulo (samachya), domínio (prakopa) e alívio (prashama).

A instrutora francesa Elisabeth Jaeger, responsável pelo Spa Ayurveda do Ashram da Fundação Internacional Arte de Viver no Canadá, vem ao Brasil e ministra no dia 18 de abril, das 20h às 22h, um workshop sobre o tema. Enquanto o evento não chega ela comenta sobre Dinacharya e algumas ações simples que podemos começar a ter para promover uma mudança positiva no nosso dia a dia aumentando a qualidade de vida. Confira:

O que é Dinacharya ? 

Dina Charya é a arte de viver a vida no dia a dia. Ela oferece ferramentas simples  para termos mais equilíbrio na vida. São truques específicos que mantém todos os nossos sentidos em equilíbrio para que tenhamos uma melhor interação com o mundo a nossa volta. Quando nos sentimos bem, equilibrados e centrados, podemos tomar melhores decisões e fazer melhores escolhas na vida.

2) O que te motivou a estudar e ensinar a Dinacharya?

Primeiro eu experimentei! Depois, quis praticá-la e, óbvio, que o passo seguinte era compartilhar esse conhecimento. É o que você faz quando as coisas são boas!

3) Como vivenciá-la nos dias caóticos em que vivemos?

É  exatamente por isso que precisamos de ferramentas para acalmar a mente. Como estamos sendo constantemente bombardeados pelo estresse e pelo medo, todas as ferramentas que nos permitem voltar para nós mesmos são muito valiosas. E quando elas são tão simples e eficientes, isso é uma dádiva!

4) Cite algumas mudanças que podemos fazer na nossa rotina e que trarão benefícios para nossa saúde trazendo mais qualidade de vida. 

1) Beba um copo de água quente com um pouco de limão espremido, logo que acordar pela manhã.

2) Use o raspador de língua.

3) Faça uma automassagem rápida e revigorante.

4) Medite.

5) Faça a sua refeição principal na hora do almoço.

6) Coloque todo o seu coração e foco em tudo que você decidir fazer na vida.

7) Aproveite e celebre a vida.