Conheça os benefícios terapêuticos dos chás

Por:
Tags: #chás

Os benefícios de beber chá vão muito além de desfrutar de seus poderes calmantes. Há muitas pesquisas que mostram que a bebida pode realmente melhorar a saúde.  A Ciência já descobriu, por exemplo, que os chás podem ajudar com doenças cardíacas e diabetes e contribuir para a perda de peso e redução do colesterol. Confira as razões para você adotar a bebida em seu dia a dia:

Protege os ossos

Os dados de estudos recentes em animais mostraram que o chá verde pode prevenir a perda óssea. Moringa, uma planta nativa do sul da Ásia, tem sido conhecida por suas propriedades medicinais e agora está se tornando rapidamente um superalimento. Com mais cálcio do que o leite, bem como ferro e vitamina A , o chá de moringa é uma excelente forma de ajudar a manter esses ossos fortes.

Impulsiona o sistema imunológico

O chá de manjericão é usado por praticantes de Ayurveda há séculos para ajudar a manter o sistema imunológico forte após lesões ou doenças. Isso é possível graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Risco menor de doenças cardiovasculares

.

Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriu que o chá mate é capaz de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Testes feitos em voluntários que tomaram a infusão da erva três vezes ao dia por 20 dias apontaram um aumento significativo no perfil antioxidante pelo sangue dos participantes.

Reduz colesterol

O mesmo estudo da UFSC citado acima também observou que indivíduos com colesterol alto viram as taxas de LDL, a fração mais perigosa da molécula, cair depois de ingerir chá mate diariamente.

Alivia cólica menstrual

.

Com efeito antiespasmódico, o chá de capim-limão (capim-santo) tem poder de aliviar as dores de contrações das cólicas menstruais. O chá de gengibre também é indicado para esse fim por conta de sua ação anti-inflamatória.

Diminui estresse

.

Amantes do chá preto tem um bom motivo para ingeri-lo. Segundo um estudo feito pela University College London, o consumo regular da bebida ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Alivia o sistema digestivo

O chá de erva cidreira é indicado para ser ingerido após as refeições por pessoas que tem problemas digestivos. Além disso, a bebida ajuda a aliviar gases e tem o poder calmante, funcionando como se fosse um sedativo natural.

Apesar de todas essa vantagens terapêuticas, a nutricionista Jordana Cunha lembra que alguns chás também podem provocar outras reações inesperadas, como pressão baixa ou até hipertensão. “Por isso, é importante saber se determinado chá é indicado ou não para seu estado de saúde”, afirma. Além disso, a nutricionista recomenda manter a bebida em uma térmica e nunca reaquecer para que as propriedades não se percam.

Leia também: